domingo, 26 de agosto de 2012

Marchas

Pelo direito à igualdade, mulheres vão à rua em movimentos estimulados pelas redes sociais.


Olala,

Um sinal saudável que mostra estarmos vivendo numa democracia é a presença das marchas. A democracia pode não ser completa, mas sinais dela podem ser percebidos nas manifestações populares que ocorrem mundo afora.

Dias atrás, no Brasil, aconteceram em váiras cidades, a Marcha das Vadias. Veja só, as mulheres sairam às ruas e praças para chamar atenção da violência cometido contra elas por parte de companheiros e anônimos. A chamada Marcha das Vadias, um movimento que inciou em Toronto, no Canadá, ganhou simpatizantes no mundo todo.

A sociedade que garante direitos iguais para homens e mulheres precisa ser construída a cada dia. E vejam que estou me referindo a uma condição sexista onde não entra em cena outro elemento da diversidade que é aquele que nasce e se multiplica dos gays, lésbicas, bisexuais e transsexuais, que não sendo nem masculinos e nem femininos, formam uma grande parcela da sociedade atual.

O que não pode, nesa arca da convivência, é discriminar. Sintomas de uma sociedade desajustada é aquela que cria o trem dos homens e das mulheres. Segmentar espaços sociais é sinal de retrocesso no mundo civilizado. Sou daqueles que acreditam que, os espaços de convivência social para mulheres ou homens devem ser compartilhados e não reservados. A igualdade pressupõe relações de convivência porque devemos buscar a civilização e não a barbárie.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Monopólios

Grupo RBS consolida e expande o monopólio no RS e em SC.

Olala,
Vivemos tempos de expansão dos monopólios. Num mundo cada vez globalizado, a tendência para quem deseja sobreviver é associar-se em rede ou expandir-se em forma de monopólio.

Esta alternativa de sobrevivência não é propriamente nova, mas modernamente tem sido utilizada para dar sobrevida ao sistema capitalista que se nutre do lucro e do contínuo processo de crescimento.

Não há sobrevida no capitalismo para quem esté estacionado ou não busca expandir e crescer. A seiva do capitalismo se nutre no lucro cada vez mais incessante e devorador. É uma corrida mortal que deixa vítimas pelo caminho e faz triunfar os sobreviventes.

Este triunfo se torna visível nos monopólios ativos. Eles existem em todas as áreas da economia. Pode-se percebê-los na fusão dos bancos, companhias aéreas, indústrias setoriais e também nas comunicações.

No RS, uma constatação de monopólio torna-se visível. O grupo RBS, de propriedade da família Sirotsky, detém o monopólio das comunicações no Estado e em Santa Catarina. A investida inicial se deu com a criação de sucursais de TV nas principais cidades há mais de três décadas, passou pela distribuição de jornal em todas as cidades e, agora, com a criação de repetidoras da Rádio Gaúcha em várias cidades com sinal em FM qaue permite ser captada pelas redes sociais em todo o Estado. 

É na lógica de prender os ouvintes na Gaúcha que o grupo investe na abertura de estudios regionais, com o aval dos órgãos governamentais para que este monopólio ganhe expansão. Como a legislação não permite que o grupo seja detentor de multiplas concessões, o grupo opta por criar repetidoras do sinal central da capital e reproduzí-lo nas comunidades regionais.
Pense nisto, enquento há tempo.
.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primavera

Ipê é uma árvore símbolo nacional de fores diversas que floresce em agosto.

Olala,

Há um período em que acidade fica mais bela. Fica diferente e colorida.

Não há como não perceber o encanto da natureza brindando os olhos com o colorido das flores.

Nasci no campo e hoje vivo e adotei a capital como morada para viver e trabalhar. Sou um dos 84% dos gaúchos que moram na zona urbana. Como quase todos, sonho um dia retornar ao tempo da terra, onde os ritmos são mais lentos e a vida passa mais devagar.

Neste agosto que está pela metade, noto que o calor contínuo de um inverno inexistente faz florescer as plantas.

Na capital, as primeiras flores que aparecem são dos ipês. Curioso, mas é possível vê-los abundamentemente coloridos de rosa, amarelo e branco ao longo das ruas. O tempo indica que quando estas árvores florescem, não cairá mais geada. E é curioso o ciclo das flores do ipê. Durante uma semana a planta passa de despida a completamente coberta de flores. Impossível não perceber esta metamorfose que torna as ruas mais bonitas e o transitar mais agradável. Não há muito tempo para inebriar os olhos com as flores do ipê, pois basta um a mudança de temperatura para que a árvore libere as flores, se protegendo do frio.

Somente pessoas insensíveis à natureza não conseguem perceber como a natureza nos brinda com imagens tão belas. 

Então, viva a primavera antecipada. Viva as flores, porque atrás delas, vem as sementes que regam a natureza com as sementes da vida que se perpetua.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

sábado, 18 de agosto de 2012

O Detran e o PP

Será que a Justiça gaúcha vai marcar o julgamento dos envolvidos no escândalo do Detran durante a eleição de 2014?

Olalá,

Tenho dito e escrito que , para ser mais justa, a Justiça tem que agir de  forma mais igual.

O fato de estarem julgando os envolvidos no caso do mensalão em pleno período de campanha eleitoral é uma decisão política que tem profundo impacto nas eleições deste ano. Situação semelhante foi utilizada na eleição de 2006, quando a campanha também foi pautada pelas denúncias envolvendo personalidades políticas cujo foco era o mensalão.

Não estou propondo isentar as pessoas envolvidas, nem deixá-las sem julgamento, mas o ato do STF marcar o julgamento justamente durante os meses da campanha eleitoral, é um ato de revide político especialmente contra o PT, partido que está na disputa na maioria das cidades do país.

Estou pensando que compensações os petistas gaúchos terão patrocinados pela Justiça.
Lembre-se que também aqui no Estado houve um escândalo envolvendo meia dúzia de personalidades no escândalo do Detran. Uma promotora de Santa Maria denunciou o desvio de mais de 40 milhões. Várias pessoas foram arroladas nos processos que tramitam na Justiça.

Imagino que este julgamento deva acontecer durante os meses de campanha eleitoral. Como os envolvidos são do PP e o partido disputa a eleição contra o PT, seria razoável que Ana Amélia percorresse o Estado tendo que carregar o peso de um julgamento no Tribunal de Justiça estadual. Mas, esta probabilidade é minimíssima porque os desembargadores da nossa Justiça, senhores e senhoras, não são neutros. Tem lado.
E, como os nossos ministros, sabem quem devem fazer triunfar na sociedade.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mensalão

Mensalão envolveu personalidades políticas de vários partidos.


Olala,

Sempre achei que o Brasil precisa, para ser país de envolvido, assumir procedimentos honestos e democráticos.

Temos riquezas naturais que nos diferem dos demais países, temos uma democracia nova e temos fragilidades na estrutura do Estado.

A chegada do PT ao governo trouxe inegáveis avanços nas políticas sociais. Lula nos seus oito anos de governo possibilitou que o país desse um salto qualitativo que retirou milhões de pessoas da linha da pobreza. As classes C e D encolheram e aumentou o número de pessoas que passaram para a classe média.

Mas, em meio a euforia do controle inflacionário e do desenvolvimento patrocinado com recursos públicos via PACs, também vieram aqueles que malversaram os recursos públicos.

Não faltaram os espertos e astutos que, estando no comando da máquina, tentaram usá-la em benefício próprio. Passaram a servir-se de formar ilegais para obter dividendos políticos eleitorais. No rol das ilicitudes, a conivência de bancos, agências de publicidade, órgãos de governo e personalidades de comando.

Tudo resultou num enorme escândalo que comprometeu o partido de Lula e os dirigentes envolvidos. O mensalão, como foi conhecido, foi uma imensa trapalhada operada especialmente por políticos paulistas que teve ramificações em todo o país.

O julgamento no STF não será brando. Deverá apontar os autores da maracutaia e punir exemplarmente personalidades de partidos envolvidos. Este é o sentimento que se colhe nas ruas, apesar de ouvir vozes defendendo que tudo vire pizza.

Pense nisto, enquanto há tempo!

.