segunda-feira, 29 de junho de 2015

As asas de um filho


O voo do filho Fernando.

Olala,
Não sei como um filho se sente ao concluir um curso superior. Eu tive este raro momento comemorado por três vezes. Dois bacharelados e uma licenciatura. Uma situação rara em meu país e um privilégio.

Cheguei à formatura não por força própria, mas pela ajuda de tantas pessoas que contribuíram para que eu chegasse lá. Com certeza, nem de longe pude agradecer a todos os que me ajudaram a conhecer mais, aprender mais para mais servir durante minha vida ativa.

Hoje, às vésperas da aposentadoria, sinto como foi importante ter apostado no aprendizado escolar como forma de ser alguém mais útil à sociedade. Confesso que o impulso primeiro veio na construção de minha personalidade possibilitado pela convivência familiar e com os amigos mais próximos. A sociedade e o poder público possibilitou que eu pudesse praticar aquilo que aprendi. E. no local onde atuei, senti que fui útil.

Agora, no próximo dia 10 de julho, vou festejar a formatura de um dos meus filhos, o Fernando. Ele fez o caminho de volta do tataravô Francesco, cruzou o Atlântico e foi parar em Edinburgo, na distante Escócia. É no velho continente que ele foi parar em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Mas encontrou uma Europa em crise, como tantos outros países. Gradua-se em administração e finanças.

Vou marcar presença na condição de pai porque um pai sempre tem que acompanhar os passos dos filhos. Não para criar barreiras, mas para apoiar e partilhar o voo de quem consegue criar asas e voar. Todo o pai fica feliz quando vê seu filho subindo mais um degrau na vida. Valeu, Fernando, bom voo.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.    

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Civilização e barbárie


Olala,
Delinquência é produzida socialmente.
Ouvindo hoje os comentaristas políticos da Rádio Gaúcha, percebi que carregaram na crítica à família e à escola, como dois entes sociais responsáveis pela conduta deformada de milhares de pessoas que agem na delinquência.

Comentavam o fato de que no último ano, no RS, a Brigada Militar efetuou mais de 5 mil detenções que levaram os indivíduos à prisão. Alguns indivíduos levados a múltiplas reincidências o que demonstra falhas no sistema penal e carcerário.

Mas, o que me indignou e me motivou a responder - inclusive aos comentaristas por whattapp - foi o fato de que as considerações sobre a violência recaem unicamente sobre a família e a escola.

Defendo que um indivíduo não nasce delinquente, mas se torna delinquente pelo meio social em que vive.

O binômio família/escola não é o único responsável pela degradação dos indivíduos. Devem ser agregados outros dois fatores na responsabilização desta situação: a sociedade e o poder público.

Pois bem, se um indivíduo nasce bom, vai para a escola acumular conhecimento, porque só estes dois ambientes o tornam delinquente. Não. Há que ser responsabilizada a sociedade com suas organizações, que não percebe o crescimento do jovem/adulto como força produtiva para o bem. E, grande parte da delinquência é gerada pelas empresas que não empregam e pela falta de políticas públicas, dos governos nos três níveis, que não geram espaços de inserção qualificada dos cidadãos.

O dia que a família/escola/empresas/governos assumirem pra valer o investimento na criança e no jovem começaremos a colher um aumento da segurança social.

Pedir mais policiais e mais cadeias é um sinal de que a sociedade avança mais no rumo da barbárie e menos na civilização. Pense nisto enquanto há tempo!

Inovações

Moto faz 500 km com água e ar, diz notícia.

Olala,
Depois de muito tempo, encontrei o amigo e advogado João Maglia. Ele esteve um tempo na burocracia em Brasília e atualmente me contou está com um projeto inovador. Dizendo ser de uma leva de cientistas modernos, mostrou-me uma pasta com seus inventos voltados para a energia de motores.

Inicialmente me confidenciou que no Brasil, ser cientista, é habitar um círculo marginal, onde "poucas autoridades acreditam na gente".
Contou que tem inventado máquinas capazes de gerar motores com um décimo do gasto dos sistemas convencionais que tem os derivados do petróleo como base de combustão. Disse-me que seus inventos já foram patenteados em outros países.

Ele me apresentou um sistema utilizado em fazendas do Centro Oeste onde os silos de secagem de grãos estão sendo movidos a motores que utilizam como base o ar e a água. "O governador Blairo Maggi tem uma fazenda que é toda movida com esta revolucionária energia. Inclusive seus tratores", confidenciou.

Dias atrás, a mídia noticiou que um paulista de Itu também inventou um sistema que permite que uma moto faça até 500 km somente com o uso de combustão a partir da água e do ar.

Lembro que notícia semelhante foi veiculada há três décadas por uma descoberta feita por um "cientista" do interior do RS que inventou um motor de carro movido a água. Sem falar nos anúncios mundiais de uso da energia elétrica na produção de carros que nunca chegam ao Brasil.

Por estas informações cumulativas ao longo de minha vida, chego à conclusão que há poderosos interesses econômicos impedindo que o desenvolvimento chegue mais rápido e barato para todos.
Pense nisto enquanto há tempo!
.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Eles por Elas

Símbolo da campanha da ONU.

Olala,
Em setembro de 2014, o Conselho das Nações Unidas lançou uma campanha que visa conscientizar os homens sobre o problema que afeta milhares de mulheres. Chamado de Heforshe, a campanha não chega a ser novidade no Sul do Brasil onde o deputado Edegar Pretto em seu primeiro mandato em 2013 criou a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha do deputado teve apoio de lideranças políticas, sindicais, dos movimentos sociais, ídolos do esporte e movimentos sociais. Um livro aprofundando a temática e relatando casos, denominado Relatório Lilás é anualmente editado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS.

No cenário brasileiro, onde a democracia só consagrou o direito de voto às mulheres em 1934, vemos a força feminina lentamente ganhando espaço na sociedade. O machismo institucionalizado prevalece e as mulheres ainda são vítimas da segregação em espaços da vida política, jurídica e nas organizações sociais.

Mas, é seguramente no espaço doméstico, familiar, que a mulher sofre os maiores dissabores. A violência que atinge as mulheres faz uma vítima a dada dois minutos no Brasil e, em Estados como o Rio Grande do Sul, que possuem estatísticas registrando os casos, há uma agressão à mulher a cada 22 minutos. A grande maioria dos casos de violência que atingem as mulheres tem como causadores familiares e pessoas próximas das vítimas.

Pensar no avanço civilizatório é também pensar na igualdade de gênero e no respeito entre as pessoas, independente do sexo. E, mais do que tudo, na criação de oportunidades iguais para homens e mulheres.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Vaticínios 2018

Pimentel pode ser alternativa de Lula em 2018.

Olala,
Estamos distante quase trinta meses da eleição de 2018. É visível que alguns movimentos políticos sinalizam possibilidades.

Luciana Genro, por exemplo, depois de ter mudado o domicílio eleitoral para São Paulo, retornou à Porto Alegre com domicílio, para poder disputar a Prefeitura da capital em 2016.

Tarso Genro, vencido nas eleições no Rio Grande do Sul, fixa escritório político no Rio de Janeiro visando ser o interlocutor do bloco de esquerda que pretende centralizar as referências do PT para a sucessão de Dilma.

Tarso logra bom conceito junto ao PT, podendo ser o candidato apoiado por Lula para integrar cargo na chapa majoritária.

Vaticino que o PMDB ainda será peça forte na eleição de 2018. Com força destacada por ter determinado a vitória da chapa vencedora, o partido estará na majoritária, possivelmente como cabeça de chapa. E o movimento vem a partir de um candidato novo, Eduardo Paes, atual prefeito do Rio de Janeiro e saindo do segundo mandato. Vejo que com Temer e Dilma fora da disputa por causa do desgaste, Paes tem forte chance de ser o cabeça de chapa na eleição de 2018 com Tarso de vice.

Com a mão articuladora de Lula que pacificou e uniu São Paulo na aliança PT/PMDB - basta ver que Lula conseguiu encaixar Chalita para o secretariado de Haddad. Sem falar que o governador Pimentel segura a base em Minas. Com São Paulo, Rio e Minas fechados, a chapa transitará tranquila.

Como oposição, a chapa unificada que tem o PMDB/PT na cabeça terá ainda outros partidos na frente que irá polarizar com o atual governador de São Paulo Geraldo Alkmin, candidato do PSDB.

Dentro da liberdade que a Constituição me permite, antecipo estes movimentos. Acredite se quiser.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.