quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Aedes aegypti

Mosquito é responsável pela difusão da dengue.

Olala,
Tenho acompanhado o drama de milhares de pessoas que, há alguns meses, foram informadas dos danos gerados pelo mosquito aedes aegypti. O mosquito da dengue que estava extinto há mais de um século quando Osvaldo Cruz empreendeu forte campanha no Rio de Janeiro e arredores, volta com toda a força a infestar as cidades brasileiras.

A mudança climática que vem com o aquecimento global traz consigo mutações na biodiversidade e, entre elas, está a proliferação do inseto causador da dengue.

Agora, em pesquisas recentes, descobre-se que a dengue gera outras doenças e lesões mais graves ao ser humano. E as gestantes são as pessoas mais afetadas, tendo seus fetos modificados com alterações como a microcefalia.

Imagino o drama de quem está grávida ou que deseja ter filhos e já teve dengue. Pelo número crescente de casos, aumenta a preocupação com este inimigo poderoso. E deve acelerar a queda demográfica.

Os órgãos de saúde e sanitários alertam sobre a necessidade da população se conscientizar sobre a prevenção á dengue, que basicamente consiste em eliminar toda e qualquer forma de água empossada, onde se formam os criadouros do mosquito. É uma tarefa vital de cada um eliminar possíveis pontos de água parada. É de vasos, pneus, garrafas, piscinas, caixas d´agua que a larva se desenvolve virando o mosquito  As populações ribeirinhas e as que moram em palafitas são as mais vulneráveis, por ter que conviver com ambientes onde o mosquito prospera.

Presumo que esta batalha rumo a erradicação da dengue seja longa e, no longo tempo de sua existência, faça muitas vítimas.
Pense nisto, enquanto há tempo!.
.