quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diferenças e semelhanças entre Olívio e Tarso


Tarso está construindo um secretariado plural juntando frente de partidos.

Olala,
Tive o privilégio de viver a transição dos dois governos em que o PT venceu a eleição no RS. Em 1998, a dobradinha pura do PT Olívio/Rossetto abria caminho no Executivo gaúcho vencendo, em segundo turno, o PMDB de Antonio Britto.

Doze anos depois, Tarso retorna em chapa com o PSB de Grill e ganha em primeiro turno. Uma vitória saudada pelo povo gaúcho que conferiu 56% dos votos a Tarso.

È visível as duas práticas de operar a transição. Enquanto Olívio remetia cada nome para avaliação do PT, com Tarso a relação com o PT foi diferente. Vários nomes do primeiro escalão foram anunciados sem ouvir o partido. Apenas o governador e alguns membros da transição geraram consensos e confirmaram nomes sem identidade partidária.

O PT é um partido de correntes. São seis. Cada uma tentou buscar espaço no primeiro escalão, visando estar presente no projeto da Unidade Popular pelo Rio Grande. Não deve ser fácil acomodar a todos, mas o governador eleito tenta apontar para onde caminha seu governo.

Não apenas o PT integra a coalizão, mas também os partidos da Frente Popular PSB e PCdoB, e, guindados ao governo, também o PTB e o PDT.

Tarso tentará construir uma coalizção semelhante à que Lula implementou. É governar tendo a sustentabilidade política como base. Com esta estratégia, a oposição fica efraquecida e Tarso quer abrir o precedente de dar vida longa ao governo que toma posse me 1º de janeiro.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.