quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os inativos e projeto de Yeda


Yeda atende pedido do Banco Mundial para acabar com carreiras no Estado
Olala,

Ainda não conhecemos a íntegra dos projetos de Yeda que pretedem modificar as carreiras dos servidores. Quero me ater em alguns aspectos possíveis tentando decifrar a intencionalidade mesmo antes de se ter em mãos o teor dos projetos de lei que devem chegar à Assembleia.

Um dos itens referidos no pacote trata da situação dos inativos, os aposentados pelo Tesouro do Estado.

Pois, implantando a meritocacia e tendo os salários dos ativos reajustados de forma desigual, fica a dúvida sobre como serão reajustados os inativos na vigência do novo plano de carreira. Temo que embutido nas reformas seja implantada também a vontade de arrochar ainda mais os salários dos servidores, impedindo que tenham reajuste paritário aos da ativa.

A valorização salarial através da meritocracia, nos moldes que a governadora quer implantar, é uma forma de bagunçar as carreiras, jogando um professor contra outro. Com a meritocracia, na mesma escola, pode haver dois professores que lecionam a mesma matéria, mas que, pela avaliação de desempenho, um recebe mais que o outro.

Tenho colegas que estão às vésperas da aposentadoria. Alguns faltando um ou dois anos para chegar lá. Muitos me perguntam o que fazer, já que até mesmo a Licença Prêmio deixará de existir para ser convertida em um período de três meses de estudo, sob controle do gestor, a cada cinco anos.

Entendo que, nenhum direito deverá ser anulado até a introdução das novas regras. Há, contudo, o transtorno de ter que garanti-lo somente na Justiça. E isto, sabemos, embora líquido e certo, demora anos.

Pelas informações que temos até o momento, a medida de Yeda visa desvincular o reajuste dos ativos e inativos. É o fim da paridade.Como há vencimentos diferentes a serem pagos aos ativos, fica difícil encontrar o meio termo que sirva de base para reajustar os proventos da aposentadoria.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Um comentário:

Técnicos-Científicos RS disse...

Parabéns pelo blog, professor!!!
Fizemos (somos um grupo independente de Técnicos-Científicos, sem vinculação sindical ou partidária) uma postagem sobre o "pacote de bondades" do desgoverno Yeda entitulado "A Bola do Jogo".
Está em http://tecnicos-cientificos.blogspot.com/
Um grande abraço!

Postar um comentário