quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão I


Japoneses tem comportamento mais sereno, calmo e meditativo, mesmo ante tragédias.

Olala,
Impressiona-me a calma e serenidade dos orientais diante de tragédias.
Tenho a hora de hospedar três estudantes japoneses chegados ao Brasil há pouco mais de um mês para um intercâmbio na PUC. Estudantes de português, medem as palavras e fitam meticulosamente os movimentos. Até mesmo o ato de tomar uma cerveja é feito com os movimentos medidos, deglutindo, gole a gole, o líquido inebriante.

Pois, tive a oportunidade de acompanhar o drama deles com o acontecimento trágico do tsunami e do terremoto da última semana. Para minha surpresa, os japoneses não mudaram o comportamento deois que seus patrícios foram acometidos da tragédia. Plugados pela internet acompanham passo-a-passo os acontecimentos e não manifestam surpresas.

Dizem que terremotos são fatos comuns para um japonês. Lá, desde cedo, as escolas ensinam como se proteger em caso de terremoto. As cadeiras escolares já vêm equipadas com almofadas que são colocadas sobre as cabeças toda a vez que o prédio balança. A orientação é se postar sob as mesas e, quando pára de balançar, correm para a rua.

Todos eles já revelaram ter passado por situações constangedoras dentro de casa. Eles parecem se impressionar com o temor dos estrangeiros sobre as notícias que vêem do outro lado do mundo. É nesta reação que percebemos com emocianalmente as pessoas tem comportamento diferente mquando a cultura é diferente.

Pense nisto, enquanto há tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário