sábado, 2 de julho de 2011
Espaço escolar
Espaço da rede escolar estadual é mal distribuído.
Olala,
Tenho me debruçado em avaliar o que aconteceu no RS nos últimos anos nas escolas do RS.
Quando trabalhei na gestão de Olívio Dutra tinha as estatísticas que mostravam que havia no RS mais de 3 mil unidades escolares na rede estadual. Hoje são 2.554.
Nos últimos dez anos os novos municípios passaram a investir em escolas que foram retirando os alunos da rede estadual. A municipalização do ensino avançou e fez com que pequenas escolas rurais especialmente as voltadas para o Ensino Fundamental fossem fechadas. O êxodo fez as famílias mudarem para mais próximo às cidades e menos filhos nasceram, pois a natalidade também puxa para baixo a taxa de natalidade. O governo Federal criou o Fundeb e garantiu aos municípios recursos fartos para a construção de escolas infantis.
Esta situação fez com que nos últimos cinco anos a rede escolar estadual perdesse nada menos que 170 mil matrículas.
Estou buscando uma resposta para a indagação: com tantos alunos a menos, deve ter escolas vazias?
Sim. Há má distribuição dos espaços escolares. Dias atrás visitando uma escola em Esmeralda, constatei um conjunto de prédios escolares espalhados por uma imensa área que já teve 1100 alunos. Hoje são apenas 215. Migraram da cidade. Em contrapartida, nas cidades, há escolas abarrotadas de alunos.
Pensar o espaço escolar é saber antecipar a demanda de décadas, percebendo onde devem ser feitos os investimentos públicos.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário