sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ensino Médio Politécnico


Conferência mostrou força e convicção, mostrando o rumo da educação gaúcha.

Olala,
Acabei de sair da conferência estadual do Ensino Médio Politécnico. Um encontro que reuniu maisde 600 delegados tirados em conferências que começaram no município, na região e entre regiões.

O Ensino Médio, na forma como está, mostrou-se ineficaz para responder aos desafios da formação necessária para preparar o jovem a seguir adiante pra o Ensino técnico ou para a Universidade. Actualmente o Ensino Médio exclui um em cada três alunos por causa da repetência ou do abandono. Há, igualmente, a desmotivação para o estudo onde só em 2009 80 mil jovens gaúchos deixaram de cursar o Ensino Médio.

Preocupado com esta realidade estagnada, o atual governo fez incluir no seu Programa de Governo a mudança do currículo do Ensino Médio, que passa a incluir o caráter politécnico. A politecnia junta teoria e reflete a prática. Assim, as escolas terão a cada ano 200 horas para pensar a realidade do mundo do trabalho e refletir, através de seminários e projetos, formas de inserir o jovem na preocupação com o trabalho. Não se trata de profissionalização, pois isso o jovem obtém somente com um curso técnico.

Toda a mudança gera temor. A angústia pela mudança causa inquietação e incertezas. Mas, para quem ouviu a manifestação dos delegados, tem certeza de que a medida colocada em curso pelo governo gaúcho é acertada.

Perde pontos quem não aceita mudar. A esperança precisa vencer o medo. Não faz sentido a oposição inconsequente que o Cpers faz às políticas do governo Tarso. Na contramão da história, o sindicato prefere isolar-se na rebeldia, tentando tumultuar a implementação de medidas necessárias para dotar as escolas de um aggiornamento.
Pense nisto, enquanto há tempo!
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6 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente parece que o professor que defendia a classe virou-se para defender o governo ao qual faz parte,o que faz o poder,quando digo que cada um tem seu preço,só temos que descobrir.

Anônimo disse...

E O PISO DOS PROFESSORES QUE JA É LEI E NÃO TÃO REEBENDO?DAI AGORA ENTÃO O AUMENTO SERÁ SÓ DE ESRVIÇO?QUE TECNOLOGIAS AS ESCOLAS TERÃO P O NOVO ENSINO?GIZ E LOUSA??

Anônimo disse...

E agora que o salário minímo aumentou,como fica o do professor?Será que vale a pena estudar? se para ganhar bem basta ser político ou acessor dos mesmos.

Claudio Sommacal disse...

Informo aos anônimos que o professor que está no governo continua defendendo a classe e o piso. Os professores tiveram uma umento de 10,91 em 2011 e terão outro aumento em 2012, avançando na direção do piso pleno. A realidade mostra que o limite financeiro do Tesouro não suporta o pagamento integral do piso agora.

Anônimo disse...

Desta forma, continuando com 'teorias'(seminários), muitos sem contato com a prática, ou em contato com uma atividade que ele não quer para o seu futuro, vai ser atrativo para os adolescentes?
Penso que irá ser atrativo qdo as escolas tiverem oficinas onde o aluno possa exercitar com práticas efetivas o que estuda. Na impossibilidade das escolas oferecerem as oficinas( isto poderá ser possível qdo nossos governantes daqui até Brasília pararem de roubar. Com os 'desvios' é possível mudar bastante a situação educacional neste país) estas poderão concentrar-se em alguns pontos da cidade, onde os alunos saem das aulas normais e se dirigem para estes locais onde poderão ter contato com o que tem interesse, do contrário... quero ver para crer... Tenho conversado com alunos que dizem não querer saber disso, que arrumarão atestado de trabalho frio, que mandarão fazer os trabalhos, enfim,...
tomara que eu estaja enganada, mas às vésperas de recebermos os alunos ainda não sabemos direito como organizar pois nos faltam muitos professores, não temos espaço para receber os alunos no contraturno... E aí? É fácil falar... Executar, nas condições em que nos encontramos é difícil.

Anônimo disse...

É necessário mudanças, acredito no projeto que irá dar certo. É provável que se pegarmos juntos tem grande chance de que nosso Ensino médio melhore, pois como está não pode ficar.

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