terça-feira, 29 de novembro de 2011
Edimburg II
Na Escola de arte, alunos trabalham coletivamente.
Olala,
Em Edinburgh achei tempo para visitar umas escolas secundárias. Em todo o Reino Unido eles têm um sistema educacional diferente do nosso. Possuem creches públicas e privadas e escolas primárias que atendem nove anos. As escolas secundárias são diferentes das nossas. Eles possuem um Ensino Médio de dois anos seguido de uma formação mais técnica de dois anos. Só depois disso é que o estudante pode acessar a Universidade.
Na parte física as escolas são um luxo. Os ambientes são todos climatizados e as estruturas conservadas e limpas. Não há qualquer pichação nos espaços da escola. A pavimentação asfáltica ou de basalto e cerâmica está por todo o lado.
Equipamentos de prevenção de incêndio e sinalização dos ambientes é muito comum.
As sala de aula são equipadas por disciplina. A sala de matemática, por exemplo, é cheia de aparelhos de precisão, esquadros, balanças e instrumentos métricos colocados em prateleiras à disposição dos professores. Cada sala é destinada a uma disciplina diferentemente do sistema brasileiro onde quem circula de sala em sala é o professor.
O professor, aliás, recebe em média R$ 8 mil mensais ou R$ 100 mil anuais. Quando cheguei peguei uma greve dos professores. Há 25 anos o sindicato não chamava greve e eles pararam por um dia. Motivo: o governo decidiu congelar os salários nos próximos dois anos e informou que, devido ao aumento da expectativa de vida que está em 80 anos, as aposentadorias dos trabalhadores saltam dos atuais 65 anos para 68 anos para homens e mulheres.
A Escócia tem população decrescente. As escolas estão perdendo alunos. Eles estudam num turno e, no outro, retornam para atividades complementares. Na escola que visitei, os alunos retornaram para a prática de natação em uma piscina térmica.
O reino Unido aplica 9% do PIB em educação. Nós 4,3%. Fico pensando quanto tempo ainda vai levar para o Brasil chegar aos padrões ingleses de ensino.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário