Olala,
Tenho observado os dados do IBGE que apontam para uma redução gradual da taxa de natalidade no Brasil nos próximos anos. Segundo o IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá estabilzado sua população e começará a ter mais idosos do que nascimentos.
Quais os reflexos desta situação?
Inicialmente é preciso dizer que com menos nascimentos, reduz a mão-de-obra e os salários tendem a subir. A falta de trabalhadores irá empurrar para baixo o desemprego e possibilitará que mais pessoas possam acessar o mercado de ttrabalho. Mas, o que temos observado em países onde a população´há anos é negativa, é o ingresso de cada vez mais tecnologia visando compensar a falta de mão de obra.
Não pense o jovem que este alento futuro irá facilitar a vida. Haverá uma seleção cada vez mais rigorosa para os melhores empregos o que exigirá, sem dúvida formação qualificada. Quem não se preparar para o futuro de competição terá emprego mas será em locais de pouca remuneração e em espaços vulneráveis.
Outra consequência será a estabilização da cosntrução civil. Ainda temos carência por habitação, mas chegará o tempo em que não haverá mais necessidade de construir novas moradias tendo em vista a falta de compradores. As novas moradias serão mais seletivas e melhores do que os atuais "pombais" feitos atualmente.
E, nas cidades do interior, assistiremos aumentar as cidades fantasmas porque o fenômeno da urbanização nos grandes centros será inevitável, a exemplo do que acontece onde a população é negativa. Menos pessoas, teremos menos consumo e economia menos forte. A qualidade primará sobre a quantidade.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário