quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Engavetamento político

Desejo do eleitor determina reeleição.

Olala,
Meus quase trinta anos de militância política me ajudaram a ver os perfis da ação pública de parlamentares e gestores públicos. Nos parlamentos a construção política se dá a partir das ações de mandato e nos governos, municipal, estadual e federal se dá a partir das ações da gestão.

Como militante petista, tenho avaliado a caminhada política feita por diversos companheiros e companheiras que, em algum tempo desta história, foram guindados à representação de mandatos parlamentares.

A representação política para ser continuada depende de algumas variáveis. Uma delas refere-se à identidade de sentimento com o eleitor. O político tem que identificar o que rola na cabeça de cada eleitor e, se sua plataforma de ações dialoga com este sentimento, ele tem mais chance de seguir no parlamento.

Tenho percebido que muitos mandatos acabam sendo engavetados em ações burocratizadas. Um político que fixa sua ação apenas na institucionalidade, em tarefas administrativas e não dá produz ações que estejam assentadas no desejo do eleitor, tende a enfraquecer o mandato.

Do ponto de vista eleitoral e, tendo presente que um político sempre precisa, de tempo em tempos, passar pelo aval do eleitor, como estabelece a democracia brasileira, é sempre importante que todo o político saiba dosar qual o tempo utiliza para atividades burocráticas e de rua. Ou seja, precisa, mais do que nunca, ter um pé na luta e outro no parlamento. E, ter projetos que dialoguem com o sentimento da população.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário