domingo, 3 de abril de 2011
Plástico up
Plástico aparece cada vez mais no nosso cotidiano.
Olala,
Tenho percebido que minha geração cada vez mais está envolvida no plástico.
O petróleo está cada vez mais presente na nossa vida. Não apenas servindo como energia para o transporte mas chegou na nossa casa, na nossa mesa, através de inúmeros usos em embalagens domésticas.
Lembro dos anos 70, quando no RS, iniciou a construção do pólo petroquímico em Triunfo. Na época, especialmente os ecologistas reclamavam que a instalação da unidade beneficiadora de materiais oriundos do petróleo causaria uma desastre ambiental que atingiria a capital e as cidades próximas. Geraria poluição e afetaria a vida das populações.
Passadas três décadas, o pólo petroquímico está aí operando e empregando milhares de trabalhadores, tornando Triunfo o município gaúcho que possui a maior renda per capita do Estado.
A partir do polipropileno são produzidos uma infinidade de produtos que vêm a facilitar a vida das pessoas e a mudar os comportamentos. Os carros já não são mais pesados porque são feitos de plástico que não enferruja. Peças, utensílios domésticos, comerciais e industriais são moldados a partir do subproduto do petróleo e estão em toda a parte incorporados à nossa vida.
O avanço do Pet já nos contamina e é parte do cotidiano de nossas vidas. Com capacidade de reciclagem, o produto torna-se uma alternativa econômica e contribui para a sustentabilidade ambiental.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário