sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Chafariz na praça


Chafariz instalado na praça pública dá banho nas pessoas sem avisar.

Olala,

A água tem sido um elemento químico indispensável à humanidade. Sua falta ou sua abundância é motivo de preocupação das pessoas.

Não é preciso enumerar a importância da água para a vida na terra.

Quero referir o uso da água como instrumento para produzir efeitos artísticos.

O mineral maleável e translúcido permite que artistas a usem como adornos em múltiplos efeitos. A água está na Fontana de Trevi para acolher as moedas da sorte jogadas pelos turistas. Ela está nos chafarizes encantando os transeuntes e no relógio d’água do shopping marcando as horas.

Mas, há um chafariz que virou polêmica. É o chafariz que o prefeito de Porto Alegre mandou instalar no largo Glênio Peres, no centro da capital sem avisar a população.

Pois, imagine, a cena. Uma senhora de idade, com dificuldades de andar, usando bengala para se apoiar, estava tranquilamente passando pela praça, quando foi surpreendida pelo jato d'água emanado do chão. Até entender o que ocorria, ficou toda encharcada, dos pés á cabeça.

Pois, a ousadia dos artista da água tiveram a safadeza de instalar potentes jatos de água em plena praça aberta. Não sei qual o artista teve a ideia, mas com certeza não regula bem das idéias.

E, o que é pior, a inauguração do chafariz se deu na data de um comício que acontecia na praça. Foi aquele alvoroço. Ninguém sabia do que se tratava. De repente, em meio aso discursos políticos, rompeu um jato d’água do meio da multidão que tentou correr para não ser atingida.

Retrato este fato para mostrar como ainda existem agentes públicos que autorizam projetos profundamente desconectados com o sentimento popular. É só ver para crer.

Pense nisto, enquanto há tempo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário