quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Juntada

Juntada é o nome do prato rápido e nutritivo elaborado por Claudio Sommacal e que pode ser consumido em porções.

Olala,
Existem maneiras diversas de ser criativo e entrar ou sair da história. Alguns encontram formas criativas através das artes para se eternizar. Se é que eterno existe! para alguns, pode durar algumas décadas.

Há pessoas que diante da notoriedade, normalmente gerada pela mídia, viram famosas. Mas, a grande maioria das pessoas não consegue o estrelato porque não consegue chegar na mídia. Hoje, diríamos, somente entrando na mídia as pessoas ficam famosas.

Basta ver o comportamenmto ditado pelas novelas, pelos programas  massivos que fazem escola país afora.

Dias atrás, falando com amigos, depois de uns copos de vinho, começamos a divagar sobre o que marca uma pessoa para ficar na história. Cada um revelou suas façanhas individuais e contou o que foi peculiar. As histórias se misturam com práticas já conhecidas ou repetitivas. Mas, cada um tem um rol de invenções que julga serem a contribuição para a humanidade.

Eu tenho também minhas contribuições. E até tenho escrito sobre isto.Uma delas é o prato JUNTADA. Tempos atrás, depois de me engalfinhar sobre que tipo de comida deveria fazer para me alimentar nutritivamente e diariamente cheguei à conclusão de que deveria desenvolver um prato que fosse rápido e, ao mesmo tempo, nutritivo. Consultei especialistas no Sr. Google e cheguei à conclusão de que deveria inventar um prato próprio. Não deu outra: saiu a JUNTADA.

O que é o prato que denominei "juntada"? Então, lá vai: Juntada é um prato típico da culinária italiana de autoria do chef Claudio Sommacal. O prato consiste em agregar elementos básicos como proteínas, vitaminas e sais minerais concentrados num único cozimento que permite ser guardado em porções congeladas podendo servir de alimento balanceado diariamente. É uma legítimo prato rápido e nutritivo indispensável à toda a pessoa que não tem tempo para cozinhar.

Vamos ao preparo de Juntada quer garante porções para uma pessoa durante 10 dias:
Ingredientes: 600g de guizado de 1ª, sal, pitada de pimenta veremelha,canela em pó, e de pimenta do reino moída, meio copo de vinho tinto, cebolinha picada, dois tomates médias, uma lata de ervilha 200g, uma batata inglesa grande,duas cebolas médias, uma beterraba média, 50g de canjuca fina, uma xícara de arroz e 10g de abóbora cambuatá em pedaços.

Preparo: colocar o guizado cozer numa panela de ferro em fogo baixo por 15 minutos. Adicione sal e pimenta vermelha e do reino a gosto e canela em pó. Quando estiver quase cozido, adicione meio copo de vinho tinto. Depois da carne cozida é adicionada  cebolinha e cebola picada, ervilha, batata inglesa, beterraba, canjica moída, ervilha, tomete, arroz, cebola e abóbora camboatá. Junte tudo e deixe ferver em fogo brando por 30 minutos. Está pronto para ser servido colocando-se um bom queijo ralado ou para esfriar e colocar em porções em vasilhas no freezer. Reaqueça no micro a porção que for consumir durante a semana. Tente fazer e me avise se deu certo!
É minha contribuição para a humanidade.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.


Um comentário:

Tiago S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário