sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O mascote da discórdia


Boneco da copa é motivo de pancadaria no centro da capital gaúcha.

Olala,

Porto Alegre tem suas peculiaridades. Uma delas é se rebelar sempre que algo soa como imperialista.

Na noite passada um fato chamou-me a atenção e remeteu a outros ocorridos em nossa capital. Uma batalha se desenvolveu no centro da cidade entre polícia e manifestantes. Como pomo da discórdia, um totem, um boneco de plástico, um mascote associado á Copado Mundo.

Em resumo, a Coca Cola, patrocinadora oficial dos jogos no Brasil resolveu dar publicidade ao símbolo da copa efetuando uma consulta á população do país sobre qual o nome que o boneco deveria receber.

Então, os organizadores da copa na capital, resolveram utilizar a praça mais famosa de Porto Alegre e lá ergueram os seis metros da criatura desconhecida de plástico inflado por uma bomba de ar.

A criatura continha a logo do patrocinador Coca Cola.

Não é de se espantar que os idealizadores do monumento esqueceram de ler o momento emocional que a capital vive. Juntou-se a rebeldia imperialista com o momento eleitoral. Uns viram no fantoche uma tentativa de favorecer a atual administração da capital na disputa eleitoral. Outros, mais radicais, viram no monumento de plurietano um afronta aos ideais nacionais já que o objeto é patrocinado por uma multinacional. E há multinacional mais conhecida que a Coca-cola?

lembro do episódio do relógio dos 500 anos aqui instalado na virada do século. Por razões diversas virou cinzas.

Tento entender o significado da agressão e encontro diversas explicações. Acho que a sucessão de fatos merece uma atenção maior por parte dos estudiosos. O gaúcho, de fato, tem e manifesta ojeriza a modelos importados.

Pense nisto, enquanto há tempo!

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