quinta-feira, 31 de julho de 2014

Meu pentavoto


É raro um eleitor gaúcho ter 100% de aproveitamento na eleição
Olala,
Estou feliz. Feliz porque meu país é democrático. Feliz porque como cidadão posso ajudar a definir o destino de meu país.
Não era assim quando nasci. Não havia eleições nem para prefeito. Eram incipientes para deputado e, os eleitos, tinham que dividir as cadeiras cm outros colocados lá de forma biônica.
Hoje os poderes Legislativo e Executivo são legítimos. Quem lá está, passa, a cada período de anos, pelo crivo popular. O voto, ainda obrigatório, porque somos uma nação ainda não plenamente civilizada, detém um poder extraordinário. Hoje o cidadão brasileiro dos 16 aos 70 anos, tem a obrigação de definir que política quer para o país. Isto é democracia.
Mas, a peculiaridade do voto deste ano, especialmente para mim, que tive uma militância associada à esquerda e ás causas sociais, tem um significado especial: poderei realizar a façanha de ser vitorioso nos cinco votos. Um pentavoto. Serei um pentacampeão.
Veja bem, na vida isto é raro. Não sei se você de esquerda se deu conta, mas se você abrir a mão e contar os cinco votos que você vai dar dia 5 de outubro, verá que pode ter cinco vitórias. Isto só acontece uma vez na vida de um eleitor.
Por isso estou mais feliz. Mas, mais feliz ainda porque vejo que esta vitória está sendo construída com a consciência militante de milhares de companheiros e companheiras que estão alinhados no mesmo projeto que eu. Isto é que é fantástico.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário