quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Menos pobres no Brasil

Olala,
Classe C e D diminuiu e agora disputa privilégios como
andar de avião, antes restrito a outras classes.
Dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que na última década ocorreu uma mudança significativa na diminuição do nível de pobreza e na concentração de renda dos brasileiros.

Entre 2001 e 2011, a renda per capita dos 10% mais ricos aumentou 16,6%, e a renda dos 10% mais pobres cresceu 91,2% no período.

Isto significa que a renda dos mais pobres cresceu 550% por cento.

Reflexo disto é o aumento do poder de compra do salário mínimo. Todo o trabalhador consciente e que tem um pouco de memória, saberá que há dez anos o salário mínimo comprava metade dos produtos que compra hoje. Aí reside parte das melhorias operadas pela políticas econômicas do atual governo.

Repentinamente, com o aumento da conta de luz e dos combustíveis, vaticina-se que a crise chegou. Não é verdade. Se há um acréscimo no valor dos produtos – e isto se chama inflação – é preciso reconhecer que é reduzido o impacto de tais aumentos sobre os salários. Toda a vez que os indicadores econômicos mostram desaceleração, surgem medidas protecionistas que visam compensar o alto custo com as contas públicas. Para manter o Estado operante, a presidente socorreu-se de receitas necessárias, sob pena de dar motivos para a crise.
Pense nisto, enquanto há tempo.

.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário