terça-feira, 13 de outubro de 2009

A investida do latifúndio


Mídia faz coro aos parlamentares que querem manter latifúndio sem cumprir função social.

Olala,

Todos estamos assistindo à investida do agronegócio, ou do agribusiness como chamam, sobre a pequena propriedade. Num Brasil continental onde de um lado há muita área sem cultivo ou subcultivada e, do outro, grandes levas de trabalhadores privados da terra, o debate sobre a reforma agrário é um imperativo.
Mas, no Brasil de Lula este debate não foi pautado.

Então, quem, vez por outra traz o assunto na pauta são os representantes do latifúndio. É impressionante como sempre que algum interesse do latifúndio é ameaçado, surgem denúncias acusando os assentamentos da tímida reforma agrária. Tudo para tentar sensibilizar a sociedade. Mas, o que está em jogo mesmo é a votação, no Congresso, e requerimento que pede a CPI do MST. Alguns parlamentares capitaneados pela senadora Katia Abreu, presidente da CNA, usam a mídia para semear a revolta contra os assentamentos.

Na disputa, ignoram que a reforma agrária pressionada pelo MST já possibilitou que mais de 500 mil famílias fossem assentadas nos últimos 25 anos. Não fossem as ocupações e a pressão dos sem-terras teríamos mais favelados e fome nas cidades.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário