domingo, 18 de julho de 2010

Barragens


Barragens: um assunto polêmico que tem a ver com o desenvolvimento do país. Você o que acha? Opine.

Olala,
Fui atrás de especialistas para saber o que pensam das barragens. Consultei o ex-secretário de Agricultura do governo Olívio Dutra, agrônomo Hermeto Hofmann, que me disse que as barragens são um assunto polêmico. Segundo ele, as barragens são vistas pelos ambientalistas como um mal. Eles não querem saber das barragens porque destróem e degradam o meio ambiente. Além de desalojar famílias assentadas há anos nas zonas ribeirinhas, acabam mudando a biovida das áreas inundadas. Os ambientalistas são contra a construção de barragens e defendem energias limpas.

Também falei com o técnico agrícola da Emater, Lino de David, para quem, as barragens não são um problema, desde que, na sua construção, cumpram exigências prévias que incluem indenização das famílias, das terras, das propriedades, reconstituição da mata ciliar, e projeto de manejo adequado da flora e fauna nas áreas inundadas.

Percebe-se que a questão guarda, em si, controvérsias. É polêmica.

O MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens, surgido na década de 80 quando as primerias hidrelétricas começaram a se instalar na região do Alto Uruguai gaúcho não é contra as Barragens. É contra a construção sem um prévio acordo com as famílias atingidas. O que normalmente ocorre é que as empreiteiras contratadas para erguer as barragens não dialogam com as entidades que representam as famílias, constituindo litígios desde o início da obra.

Neste particular reside a importância do governo se impor para disciplinar as relações que devem prevalecer nestes empreendimentos que causam um grande transtorno a muitas famílias atingidas. Como é interesse do país e das famílias que haja energia para o Brasil crescer, esta energia, vinda das barragens, não pode se transformar em um problema para as famílias atingidas.

Por isso, no atual estágio de desenvolvimento do país, não podemos prescindir das barragens, mas também não podemos através delas, gerar problemas sociais e ambientais.
Este é o desafio.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

As barragens têm sido a grande fonte de energia para garantir o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário