domingo, 10 de junho de 2012

Lojas que sumiram com o tempo

Relojoarias e casas de fotografia ficaram obsoletas com o advento do celular.


Olala,

Um amigo meu, formado em fotojornalissmo na década de 80, que andava fora de Porto Alegre havia algumas décadas, voltou.

Circulou o mundo fazendo fotos e ganhando dinheiro como freelancer. Preferiu não se regrar a normas fixas ficando preso a um empregador. Fez a opção do liberalismo, da vida como elça vem.

Casou nas andanças e, como consequência, teve uma filha.

Voltou pra Porto Alegre, 25 anos após, mais envelhecido e disposto a recomeçar. Me pediu um conselho:
- Cara, acho que vou abri um negócio em Porto Alegre!, exclamou.
Pergunetei: que negócio?
- Olha, eu sou profissional da fotografia. Sou formado na melhor universidade particular do país, a PUC e acho que está na hora de meter a cara num negócio fixo!
- Que negócio tu pretende abrir?, indaguei.
 - Um laboratório de fotografia ou uma joalheria!, exclamou.

Putz!. Percebi que as voltas que o amigo fez pelo mundo não serviu para tudo.
Logo uma loja de fotografia e de relógios!.

Depois de uns copos de cerveja que ele tomou e ficou mais leve, pois eu não constumo bveber muito, resolvi ajudar o amigo.

Veja bem. Com certeza tu vai te afundar ainda mais se tomar o caminho deste negócio que tu valou. Não temo como sair ganhando hoje em dia com uma loja de relógio ou de fotografia.
- Como assim?, indagou, perplexo.
Não preciso ser muito inteligente para perceber que o mercado costuma reciclar certas atividades comerciais. Na era do celular que está nas mãos de mais da metade da população, não temo como prosperar vendendo relógios ou revelando filmes. Hoje, todo o celular mais moderno já faz fotos alos milhares e registra a hora com despertador e agenda eletrônica. Cada vez são mais raros aqueles que compram um relógio para pendurar no pulso.

Há certas atividades comerciais que foram pro beleléu com o advento das novas tecnologias. É só você prestar atenção como acabaram as lojas que vendem discos, CDs, relojoarias, laboratórios fotográficos, entre outros.

Com minha reflexão, acho que ajudei a frustrar o sonho de mais um comerciante. Mas, nunca é tarde para prevenir.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.




Um comentário:

Unknown disse...

Há certas práticas na vida que devemos deixar, para encararmos novos sonhos... Que, embora já sonhados antes, são realizados hoje.

PS: Sou um fã de suas fotografias!!!

www.tiagogreff.wordpress.com

Postar um comentário