Cérebro humano guarda mais fácil mensagens com reprodução lógica. Justo o que muitas propagandas não fazem.
Olala,
Passei a minha vida ajudando a construir
propagandas eleitorais. Sou do tempo do chilchê e da montagem de nomes e
frase tirados da gaveta da Caixa Alta (maiúsculas) ou da Caixa Baixa
(minúsculas).
Todas as propagandas eleitorais seguiam uma lógica. E a lógica passada ao eleitor é a da ordem de votação.
Antigamente era a urna de pano que recebia os votos, escritos ou assinalados com um “x” quando a escolha se dava na majoritária.
Mas,
o Brasil mudou e avançou. Hoje a votação é eletrônica com o eleitor
digitando o número dos candidatos numa ordem preestabelecida pelo TSE.
Chama-se
atenção que muitos candidatos, não seguem a lógica do voto para a
propaganda. Ou seja, o correto seria apresentar os candidatos na
seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, senador,
governador, presidente.
E tem mais, na leitura publicitária, esta sequência tem que ser feita iniciando na esquerda para a direita. Por
exemplo, um deputado que inclua as logos das majoritárias, terá que
colocar o senador, antes do govenador, antes do presidente.
Boa parte das dobradas entre os deptuados estão com posicionamento errado. Quando dois deputados são apresentados ao eleitor deveria-se observar o sentido do voto. Primerio o estadual, depois o federal, ou seja à esqueda do impresso o estadual e à direita o federal. Numa exibição inversa, o eleitor que seguirá esta lógica, encontrará na urna eletrônica o pedido deconfirmação da legenda e ambos perderão o voto, se não houver atenção e correção no momento de confirmar o voto.
Este erro
publicitário cristalizado nas propagandas de rua e nos impressos, com certeza farácom que alguns candidatos percam o voto pela legenda. É por causa da propaganda mal posicionada que toda aeleição os incautos se surpreendem com tantos votos na leganda do partido.
Pense nisto, enquanto há tempo!
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