sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dogs e Cats

Cães e gatos têm coleira e selo de identificação do dono.

Olala,
Em minha andança pelo Reino Unido tenho percebido a forte relação que os ingleses têm com animais. Especialmente com cães e gatos. Andando pelas ruas e praças das cidades encontra-se muitas pessoas transitando com seu anima de estimação.

Um cão ou um gato faz o papel de conselheiro tranquilizando seu dono (ou dona) e tornando mais tranquila a rotina. Especialmente pessoas solitárias, as vezes idosas, buscam no animal de estimação um amigo fiel e companheiro capaz de preencher os momentos de tédio e de rotina intensa da vida urbana.
Mas, o que mais percebi no comportamento entre animais e pessoas é que os bichinhos são tratados com atenção especial. Não vi nenhum cachorro solto perambulando pelas ruas como se encontra em nossas cidades brasileiras. Na Escócia cada cão é identificado com coleira e um selo que indica o endereço do dono. Se por algum motivo o animal é extraviado os agentes públicos são acionados para devolvê-lo ao dono.

Não percebi também fezes lançadas ao longo das praças porque todo o dono de animal em trânsito nos espaços públicos se faz acompanhar de sacolas para recolher as fezes do animal. O abandono frequente de cães leva a notificações dos proprietários e a multas severas.

Imagino que a relação das pessoas com animais de estimação se torna diferente de país para país. Há culturas, como a chinesa, que se serve de cães e gatos para o preparo de pratos típicos. E, em muitas cidades brasileiras, o cão acompanha moradores de rua para aquecer os donos em noites frias.
São sinais visíveis que manifestam estágios que sinalizam a barbárie ou a civilização.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário