sexta-feira, 24 de julho de 2015

O bituqueiro

Servidor designado a juntar baganas jogadas por turistas.

Olala,
Tive a oportunidade de conviver por alguns dias com o povo da Escócia. mais propriamente com a população de Edimburgo, a capital. A Escócia é um dos países vinculados ao Reino Unido e integrante da União Europeia que abriga uma população de 5 milhões de pessoas.

Na última década, o país passou a ser buscado como referência para trabalho e oportunidade de vida.

Andando pelas ruas da capital percebe-se que se está num país de costumes muito diferentes dos cultivados no Brasil.

As pessoas são mais frias, distantes e reservadas. Todos bem vestidos, refletem o semblante de gente que não é castigada pelas agruras de um sol tropical. A população possui estatura alta, cabelos loiros e olhos verdes.

Meu filho, que acaba de  se formar contador, depois de cinco anos no país, conta que as pessoas estranham o tão frequente contato afetivo com beijos, abraços e aperto de mão característicos da população latina.

Nos parques e vias públicas, muitos estrangeiros. Imigrantes ou turistas. Hoje a Escócia possui metade da população jovem formada por asiáticos de países do Sul ou do Leste, muitos evadidos de seus países em decorrência de guerras ou de crises econômicas.

No centro da cidade, nota-se a limpeza ímpar das ruas. Mas, para conservá-las devido aos maus hábitos dos turistas de jogar lixo na rua, existem os "bituqueiros" sempre a postos para recolher as baganas de cigarro jogadas ao longo das vias. Nestes detalhes, nota-se o conceito civilizatório de um povo.
Pense nisto, enquanto há  tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário