sexta-feira, 24 de julho de 2015

Recalls

Recalls são arma das montadoras para atrair consumidores.

Olala,
Não sei se você percebe, mas as montadoras de veículos tem usado uma técnica publicitária muito sutil para trazer os consumidores de volta às revendas. Vez por outra, anunciam um recall nos veículos vendidos, obrigando os consumidores a retornar aos locais de compra ou a oficinas autorizadas para trocar insignificantes componentes dos veículos.
O curioso é que os recalls acontecem somente com veículos de alto padrão, nunca atingindo a frota básica das montadoras.

Tenho desconfiança que o fato de chamar os donos dos veículos de volta às oficinas para trocar uma borracha, um parafuso ou uma porca seja um bem elaborado golpe publicitário e uma estratégia de mercado para atrair as revisões dos veículos às oficinas. Um amigo meu me disse que quando chegou com sua Landroover para t rocar a borracha do teto móvel, como mandava o recall, os mecânicos constataram a necessidade de melhorias como a troca de pneus e do óleo. O que deveria ser uma simples inspeção de um carro novo, tornou-se uma revisão forçada que levou a custos não programados para o dono.

Defendo que toda a montadora que produz veículos seja punida por colocar no mercado produtos que geram defeitos em série. Ou seja, para uma revenda chamar um recall deveria ser punida por ter permitido jogar no mercado um carro com defeito. Afinal, o consumidor merece respeito e, em nome do lucro, a indústria automobilística não pode agir deliberadamente atormentando os consumidores que de boa fé compraram um produto acabado e completo.

O recall é um atestado de incompetência, ainda que ele seja invocado para sinalizar maior segurança para condutores e usuários do bem.
Pense nisto, enquanto há t empo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário