terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Medalha para Evo

Solidariedade a Evo é homenagem justa.

Olala,
- Qual é o limite para uma pessoa expressar solidariedade?
Os indivíduos comuns vêem somente as pessoas que circundam ao seu redor. Para muitos, o mundo das relações sociais se limita aos familiares e amigos próximos. Para outros, o mundo vai além das relações familiares.

Num período em que a aldeia ficou mais global, onde o problema do indivíduo em particular depende das relações universalizadas, o olhar das pessoas avançadas extrapola seu pequeno círculo. Embora se reconheça que ninguém é universal se não valoriza o particular, não se pode desconhecer que olhar das pessoas modernas tem que ser global.

Neste olhar, vemos o que as pessoas são e fazem. Admiramos ou criticamos a partir dos seus atos.

O deputado Edegar Pretto (PT) resolveu homenagear o presidente boliviano Evo Morales, concedendo-lhe a medalha do Mérito Farroupilha. Bastou ele fazer passar por unanimidade na mesa diretora da casa, par que vozes contrárias se levantassem. Fazendeiros da campanha, deputados e formadores de opinião, usaram a mídia para contestar a comenda.

Estranho, pois a mesma medalha já foi concedida a Mário Soares, ex-presidente de Portugal, a José Mujica, ex-presidente do Uruguai, à apresentadora Ana Maria Braga, aos cantores Zezé di Camargo e Luciano e não houve contestações. Até um deputado federal, num lapso de insensibilidade declarou que se Evo vir ao Estado "deve visitar a cracolandia!".

Meu estado e país recebem o gás da Bolívia que ajuda a mover nossa economia, e receber o presidente Evo deve ser orgulho para nossos Estado. É no respeito e reconhecimento de um indígena que virou presidente que se situa a admiração e o prêmio que o deputado gaúcho deseja destacar. Justa e merecida homenagem.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário