terça-feira, 12 de abril de 2016

Placar do Impeachment


Olala,
Tem desafios que todo o político tem que enfrentar. Um deles, levantado pelos defensores do Impeachment é o de garantir quórum que permita levar a presidenta Dilma ao afastamento do cargo, até ser julgada por comissão processante no Senado.

Para o leigo, uma análise simples do resultado da votação na Comissão do Impeachment instalada na Câmara poderia antecipar um resultado favorável ao afastamento da presidente. Mas, o escore, 38 deputados a favor e 27 contra esconde uma enganosa projeção do resultado quando for tomado no plenário da Câmara.

Primeiro porque no processo de escolha dos membros da Comissão de Impeachment foram os deputados mais críticos do afastamento da presidente. Comparando, é como se fossemos fazer um FLAFLU e escolher onze atletas para enfrentar a equipe adversária. Logo, os que forem escalados serão os mais rebeldes e convictos do time. Assim foi a escolha dos membros da comissão e, ainda assim, o resultado não foi elástico.

Olhando o placar do Impeachment, e considerando o total dos 513 deputados em exercício na Câmara dos Deputados e, considerando as decisões já tomadas pelos partidos em voto fechado, é possível estimar o resultado final a ser tomado pelo plenário no próximo domingo.

Partidos que já decidiram votar a favor: 211 votos. São eles: PSDB 51 votos, PSB 31 votos, PTB 20 votos, DEM 28 votos, PRB 22 votos, SD-14,PSC 9 votos, PPS 9 votos, PV 7 votos, PHS 7 votos, PTN 13 votos e PMB 1voto.

Partidos que decidiram votar contra: 179 votos. São eles: PT 57 votos, PSD 36 votos, PR 40 votos, PDT 20 votos, PCdoB 11 votos, PSol 6 votos, PEN 2 votos, PTdoB 3 votos e Rede 4 votos.

Partidos em que houve a liberação do voto: 123 votos. São eles: PMDB 67 votos, PP 47 votos, PROS 6 votos, PSL 2 votos e 1 deputado sem partido.

Para o impeachment ser aprovado na Câmara são necessários 342 votos ou dois terços dos 513 votos do colegiado.

Se somarmos todos os deputados das bancadas que decidiram votar a favor, mais todos os deputados dos partidos com voto liberado, teremos 334 votos. Portanto, revela-se o tamanho do desafio que têm os partidos que querem consolidar o impeachment da presidente Dilma. É a análise.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Um comentário:

Postar um comentário