quarta-feira, 6 de abril de 2016

PMDB


Olala,
PMDB quem te viu, quem te vê. Recorro a uma famosa cena da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi entoada por vários tenores como Luciano Pavarotti, Enrico Caruso e outros La donna è mobile, para situar melhor o papel desempenhado pelo PMDB ao longo do último cinquentenário.

Que me perdoem as mulheres que amo muito, mas este sentimento se aplica ao comportamento político do PMDB, partido murista que nasceu como contraponto à ditadura mas que, ao longo do tempo, foi corroído pela ânsia de poder. Um partido que sempre foi governista seja qual for o governo da União. Imagine-se o papel dos peemedebistas acomodados no governo Sarney, PDS, depois no governo Collor, PRN, depois no governo de FHC, PSDB, depois no governo Lula e Dilma, do PT. Sempre em posição subalterna, o PMDB cruzou cinco décadas aninhado ao governo tendo a totalidade dos ministros no governo Itamar e depois se mantendo presente com ministros e cargos na estrutura de governo de todos os governos subsequentes.

A oscilação, a inconstância, a dúvida e a incerteza marcam as atuais posições do partido que integrou a chapa com o vice presidente no governo Dilma Rousseff. Como uma criança marrenta, a sigla decide jogar para a torcida sinalizando uma retirada do governo justamente no momento em eu a crise apresenta sua face mais aguda. Deixando de ser parceiro, o PMDB tomou a decisão dividido e, como é próprio do partido, a decisão não será assumida por todos no partido. Quem cinquentenriamente cultivou relações interesseiras, duvidosas, ambíguas, terá dificuldade de fazer passar na opinião pública uma posição uníssona, unitária e fechada.

Como um caniço agitado ao vento, o PMDB ao decidir abandonar o barco, salta na água mas mantém o cordão preso aos barco. Quem pretendia chegar à margem segura poderá encontrar pela frente águas turvas e turbulência, podendo perder ainda mais parceiros de travessia.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário