quarta-feira, 20 de abril de 2016

Violência corporal


Olala,
Lembro de ter encontrado, circulando pelas ruas de Edimburgo, na Escócia, uma senhora brasileira toda espetada com piercings. Chamou-me atenção da mulher e, como ostentava as cores e símbolo da bandeira do Brasil, tomei a liberdade de indaga-la sobre o sentido de tamanha decoração. Ela me disse que é maranhense, migrou jovem para a Inglaterra e encontrou na decoração do corpo a maneira de ser percebida pela sociedade rica do velho mundo.

A mulher vive de trocados dados pelos milhares de turistas que visitam pontos históricos da Escócia. Contou, orgulhosa, que é a mulher que mais piercings tem entre os habitantes do Reino Unido.

É claro que cada indivíduo decide que história traça para sua vida, mas, convenhamos, é radical a decisão de alguém utilizar o martírio corporal como meio de inserção social. Não que a liberdade não dê esta condição, mas seria menos traumático ter que pendurar metais em abundância para ser percebido.

Agora, recentemente, outro brasileiro, Rodrigo Alves, resolve transformar seu corpo e deixá-lo, através de múltiplas cirurgias, ao personagem Kin, parceiro da boneca Barbie. O jovem, filho de pais abastados, resolve viajar ao mundo e pagar mais de R$ 300 mil a cirurgiões plásticos para alterar partes do corpo visando aproximá-lo do boneco de plástico que faz a fantasia das crianças.

De tantas cirurgias, o corpo do jovem resolveu recusar o nariz, onde a cartilagem de um nariz novo acabou não gerando liga. E o sonho do jovem de ficar angelicalmente parecido com o roso da Barbie, poderá ficar maculado para sempre.

Acho interessante que um profissional da estética aceite os argumentos do jovem Rodrigo e crave o bisturi decepando partes do corpo. O trabalho médico só se explica do ponto de vista comercial, pois no processo ético, não faz sentido.

Durante a história a estética sempre foi perseguida pelo ser humano. E, ao mesmo tempo, em que serviu para trazer felicidade, tem sido objeto de dor para muitas pessoas que não entendem bem qual o sentido de uma vida.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário