segunda-feira, 13 de abril de 2009

Banda larga gratuita para escolas públicas



Olala,
Vou abordar neste espaço a luta por uma causa. Trata-se da qualificação da informática nas escolas públicas.

O Serviço de Telecomunicação no Brasil é operado por empresas privadas. O Estado concede, por um número de anos, à iniciativa privada, o direito de explorar o serviço de telefonia. Esta concessão é feita mediante critérios e acordos entre empresas e governo.

Assim, as operadoras de telecomunicações passam a oferecer seus serviços: linha comum e de celular, banda larga, sinal digital de TV, rádio, etc...

Um acordo firmado no ano passado, em Brasília, entre as operadoras de telefonia e o Governo Federal estabelece que toda a operadora de Banda Larga em âmbito no país disponibilizará de forma gratuita às escolas públicas o serviço na maior velocidade comercializada na área.

Isto significa que, se a cidade é coberta por cabeamento de banda larga. nenhuma escola pública que fique no trajeto onde passe o cabo da operadora pode ficar sem conexão ADSL. O acordo prevendo isso foi firmado no Palácio do Planalto em 8.4.2008 e vale para todas as escolas do país.

É claro que as operadoras não pretendem divulgar este benefício para a população. Também a mídia, que bebe na fonte das operadoras, silencia sobre o direito. Então, cabe a nós reivindicar o direito junto às operadoras.

Quero desafiar aqui a todos aqueles que acreditam na melhoria da qualidade do ensino público e que estão vinculados à escolas públicas que visitem ou enviem ofício às operadoras solicitando este serviço gratuito às escolas. E tem mais, se a operadora se negar a instalar a Banda larga pode ser multada em R$ 50 mil.

Este benefício é uma contrapartida social das operadoras pela concessão que recebem do Estado.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Um comentário:

Alzira Almeida disse...

Pelo que sei, é um direito das escolas públicas terem acesso a Banda larga gratuita. Não só para área de informática como para os cursos Técnicos como de Contabilidade por exemplo. Inclusive programas de Contabilidade computadorizados. Já que estamos vivendo na era da informática e o próprio Governo implanta programas para atender a relação com as empresas, na área contábil, fiscal, tributária e assim por diante.
Eu como aluna do ensino Técnico da Escola Protásio Alves, deixo aqui registrado meu apelo ,para que seja cumprido esse direito que todos nós temos. Pois só com bom e qualificado estudo que teremos um País melhor.
Alzira Almeida

Postar um comentário