quarta-feira, 8 de abril de 2009

O risco de revelar suas idéias


Olala,
Seguidamente recebo e-mails me advertindo sobre meus comentários. Fico impressionado como as pessoas que me mandam e-mails se recusam a opinar no próprio blog, expondo seus argumentos para o debate.

Medo? Risco? O que estaria retendo as opiniões - muitas sensatas - dos que dizem que eu não deveria me expor meu pensamento e publicá-lo na internet. Sei que uma ideia publicada em rede pode ser captada por qualquer pessoa que tenha acesso a internet no mundo todo. E, estimativas dão conta de que dos 6,5 bilhões de habitantes do planeta, 700 milhões já têm acesso à rede. Ou seja, 1 em cada dez habitantes do planeta podem acessar à internet.

Meus mestres, na filosofia, me ensinaram a correr riscos. Ao expor o que se pensa, a correr riscos. Abro minha mente. Me exponho. Torno claro quem sou. Me revelo.

Acho intrigante que a gente não conheça a profundidade das pessoas. Há muitos interesses obscuros, não revelados, retidos e não socializados. A política é pródiga de construir pessoas que não dezem, com clareza, o que pensam. Táticas e estratégias baseadas no silêncio são tomadas como método. Este é um sinal de enfermidade da nossa política. Talvesz por causa desta reserva de pensamento é que o eleitor tem dificuldade de se posicionar. Sem clareza de pensamento, sobra ignorância como referiu Bertold Brecht.

Sou daqueles que acreditam na clareza das ideias, publicamente expressas. Quando as pessoas guardam segredos demais, visando preservar seus interesses e privilégios, resta a certeza de que estamos ainda longe da democracia e da liberdade.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário