quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Sino de Novgorod


Cidade moderniza-se, embora tenha perdido o sino

Olala,
Veliki Novgorod é uma cidade russa situada nas margens dos rio Volkhov. Tem cerca de 232 mil habitantes. Foi fundada em 859 d.C.

Nesta cidade, há três séculos, o sino era utilizado para chamar todos os habitantes para ajudar a decidir na Assembleia popular. Numa época em que a democracia só existia nos livros dos filósofos gregos, a pequena cidade, em pleno período imperial, já praticava a política da participação popular. Isto em pleno império onde os czares mandavam.

Em 1478 existiam as assembléis pupulares chamadas de Veches0. Mas não duraram muito. O rei Ivan III, dedois de retirar o domínio lituano para a cidade, realiza uma guerra, deporta parte da população e ainda manda os novoroguenses descontentes. Após a derrota de Novorog, o sino que chamava as pessoas para a assembleia popular foi levando para Moscow.

Passados mais de cinco séculos, a cidade reivindica o seu sino de volta.

Hoje, Novgorov se moderniza aceitando cada vez mais a economia de mercado. E está como outros estados do mundo, encontrando o caminho da governabilidade com crescimento. Só o sino confiscado ainda não foi devolvido.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário