sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Big Brother e ociosidade


Incrível. Globo diz que 76 milhões de brasileiros se ligam no BBB. Você acredita?

Olala,
Tenho assistido, vez por outra, o programa Big Brothers da Globo. Se bem que, quando ligo a tevê meu filho me persuade a desligá-la, dizendo que ela acrescenta pouco na informação necessária a uma pessoa.

De certa forma ele tem razão. Ele, midiático na internet, integra uma geração de jovens que se informam através da leitura ou da internet onde buscam o conhecimento a partir deste meio moderno.

Como sou jornalista, não posso prescindir de espiar o que acontece na janela do mundo.

Na espiada eventual do BBB percebi que o "talk-show" dos "heróis" do Pedro Bial não passa de um grupo de desocupados representando ou encenando estórias marcadas pela tomada de decisões. A vida é marcasda por competições e quem errar mais, acaba naufragando.

No jogo de sorte e azar, sai-se melhor quem consegue representar melhor perante o público. Não sei se é manobra, mas impressiona que numa decisão para a eliminação, 76 milhões de ligações acabem sendo feitas para o programa para decidir quem sai ou quem fica.

Somos 180 milhões. Ora, há muitos bobos por este país afora que decidem queimar dinheiro ligando para a Globo, pagando R$ 3,00 mais impostos por ligação, só para opinar. Tem que ter armação neste teatro.

Em todo o caso, num país onde as pessoas são estimuladas a decidir por algo que não leva a nada, num cassino televisivo, concluo que nossa caminhada civilizatória tem ainda muito a conquistar.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário