quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mobilização pelas 40h no país


CUT ocupou os corredores do Congresso para pedir aprovação das 40h semanais para trabalhadores.

Olala,
Estive me Brasília para fazer lobby em favor de uma proposta de emenda constitucional que visa implementar, no país, o regime de carga horária de 40h semanais.

A CUT e outras cinco centrais sindicais realizaram uma vigília no Congresso Nacional visando pressionar os deputados para a redução de 44h para 40h da jornada semanal dos trabalhadores do país.

Tramitam no Congresso diversas emendas tratando do assunto que deve ser pauta das deliberações do semestre que antecede as eleições.

Os empresários também estavam lá. Evidentemente contrários à medida. As centrais sindicais argumentam que a redução da carga horária permite, segundo estimativas do Dieese, abrir cerca de dois milhões de empregos e permite mais tempo ao trabalhador para o lazer e à família, como ocorrem em vários países onde as 40h já é lei. Junto com a redução jornada semanal 40h, o custo da hora-extra passa a ser aumentados dos atuais 50% para 75% do valor da hora normal.

As mobilizações da CUT e das demais centrais aconteceram na recepção dos deputados no Aeroporto e nas dependências do Congresso Nacional. Centenas de dirigentes sindicais, em coro, bradavam: “Reduz pra 40 que o Brasil aumenta e o empresariado aguenta” e outras palavras de ordem como “Primeiro o pré-sal, o Carnaval e depois as 40 horas”.

As centrais sindicais se encontram novamente com as lideranças partidárias da Câmara dos Deputados na próxima terça, dia 9, para buscar definir uma data para a votação da PEC que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas. O presidente da Câmara acordou com o líder do PT que vai acertar a data de votação da matéria.

A realidade mostra que somente com pressão os deputados criam as leis. E, neste momento, a pressão é por redução da carga horária na jornada semanal do trabalhador.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Veja AQUI, texto de Expedito Solaney, secretário de Políticas sociais da CUT nacional sobre o significado da redução da jornada para 40 horas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário