domingo, 28 de fevereiro de 2010

A morte do secretário Eliseu



Brasil ocupa o 14º lugar em mortes violentas no mundo. Veja ranking AQUI.


Olala,
Estava em atividade política no interior do Estado quando fui acordado na madrugada com a notícia do assassinato do secretário de Saúde da Prefeitura de Porto Alegre, Eliseu Santos.

- Alô! É o Daniel?
Atendi e, mais uma vez, disse que não! Ocorre que o número de meu celular pertenceu, no passado, ao chefe de gabinete do então deputado estadual Eliseu Santos. Como se sabe, o secretário foi deputado estadual até ser requisitado por Fogaça para ser seu vice na eleição à capital. E o Daniel era seu chefe de gabinete.

A Vivo repassou o número dele para mim. Não foram poucas as ligações que recebi, em seis anos, dizendo que não sou o Daniel. Possivelmente a última tenha sido a que me acordou na madrugada de sábado com a notícia trágica.

Quanto ao crime, ele se situa no rol das mortes brutais que se sucedem num estado onde a insegurança do cidadão é uma regra. Não é normal aceitar que um cidadão que ocupa o cargo de secretário municipal tenha que ir armado para a igreja.

Dados apontam que nossa cidade é insegura e desprotegida. E não podemos aceitar como normal que morram tantas pessoas, notáveis ou não, vitimadas a cada dia. Sou daqueles que acreditam que a enfermidade de uma sociedade se revela também a partir das mortes violentas de seus habitantes. Atualmente em Porto Alegre morrem, por ano, de forma violenta, mais pessoas do que em toda a Irlanda, por exemplo.

Motivos? Muitos. A impunidade, a lentidão da justiça, a inexistência de policiamento ostensivo, a viulnerabilidade social, a corrupção...

Os vestígios deste crime são muitos. O criminoso abandonou a vítima caída e se mandou deixando para trás um rastro de sangue. Espera-se que o culpado pela violência seja identificado, julgado e punido.

Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo blog, aposto que se fosse atualizado mais vezes, teria mais gente por aqui.

;)

ps. não concordo com todas suas ideias, porem ainda é um bom blog....

Postar um comentário