domingo, 16 de maio de 2010

O PIB do Brasil e do Mundo


PIB dos principais países do mundo incluindo o Brasil, mostram quem sofreu mais com a crise.

Olala,
Tive a oportunidade, na reunião trimestral da direção da CUT, de ouvir a exposição do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que4 falou sobre3 a economia do país. Tomo a liberdade de socializar com os seguidores deste blog, alguns dados, possibilitando assim, municiar as pessoas sobre a discussão econômica que deverá ser feita durante este período pré-eleitoral.

O ministro apresentou em gráficos qual é o cenário econômico mundial brasileiro dos últimos anos.

No cenário internacional, a crise econômica mostrou sua face mais nefasta nos Estados Unidos e nos países da União Europeia. A previsão de crescimento do PIB dos Estados Unidos em 2009 e 2010 é de um leve crescimento de 0,6%. A média dos países da União Europeia deverá ter um saldo negativo de mais de 2,5% do PIB, em situação que se verificará na Rússia e Japão.

A novidade fica por conta da China que explode me crescimento com um acréscimo de nada menos que 18,4% do PIB e da Índia 14,3% do PIB.

A leitura que o ministro Mantega faz dos dados, revela que os países atrelados economicamente aos Estados Unidos foram mais vítimas da crise.

O PIB é o produto interno bruto e representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário