sexta-feira, 6 de maio de 2011

Armas


Armas não contribuem para uma sociedade que deseja viver em paz.

Olala,
O governo federal está acelerando a campanha que visa retirar de circulação as armas de fogo. Não será através de mais um referendo mas através da conscientização de que uma arma circulando na sociedade é uma risco ampliado de violência.

A sociedade brasileira é uma sociedade pacífica. Somos um povo formado por várias etnias. Temos uma natureza privilegiada e abundante de recursos naturais. Mas, é preciso registrar que, em 1994, quando aqui se fez um referendo, a população brasileira optou por manter a livre comercialização de armas e munição. Nada menos que 64% dos votantes disse SIM mantendo livre o armamento.

Entendo que portar uma arma ou andar armado não é sinal de segurança. Aliás, apoiar-se em instrumentos que geram violência não contribui para a paz que a sociedade quer ver triunfar. Lembro bem, quando um de meus guris apareceu em casa com uma arminha paraguaia de brinquedo e a apontou para minha cara. Entendi que era naquele momento que deveria manifestar meu exemplo ante o filho. Tomei a arma de meu filho e simplesmente quebrei-a. Meu filho, por momentos, chorou e eu fiquei com um sentimento de culpa, mas, hoje, vejo que aquele gesto contribuiu para que nunca mais meu filhos quisesse utilizar armas como brinquedo.

Não sei como me julgarão por este ato, mas como pai me senti no dever de agir com gestos concretos na educação para a paz. Pode ter sido uma bobagem, mas meu gesto certamente dissuadiu uma pessoa, meu filho, para que venha a usar armas como motivo de defesa. A defesa principal de uma pessoa é sempre a inteligência. Quem opta pelas armas de fogo como alternativa de vida, nem sempre vai longe.
Pense nisto, enquanto há tempo"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário