terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma será a vencedora do II Turno


Na hora de votar em Porto Alege, Dilma expressou a certeza da vitória.

Olala,
Há doze dias do Segundo Turno das eleições presidenciais do país é possível antever o resultado. Você que é simpatizante do projeto do Lula pode ir preparando o champanhe pois a vitória da Dilma é certa.

Algumas razões me levam a afirmar isso com antecedência. A campanha em todos os Segundos Turnos é mais morna. Não há campanha de rua. Sempre foi assim. Não se pode esperar o barulho, o visual e o agito de um Primeiro Turno onde proporcionais e majoritárias estavam em ebulição visando buscar o êxito.

Então, um segundo turno presidencial é mais marcado por uma campanha silenciosa e mais voltada para a mídia, justamente centrada no programa de propaganda eleitoral gratuita de rádio e tevê.

Quem olha a fundo o programa eleitoral são poucos. Aliás, quem consegue digerir os bem produzidos programas são poucos. A disputa deixa os programas iguais, mesmo porque nenhum marqueteiro é bobo a ponto de deixar o adversário correr em faixa própria com uma linha de argumento solta. Então, se Serra bate, Dilma também bate. Se Serra entra de leve, Dilma não ataca. A Mídia não influencia além do resultado já consolidado nas urnas no primeiro turno. Iria desequlibrar um pouco se Marina, a terceira colocada com seus 20 milhões de votos, tomasse posição. Mas, convenhamos, ela não é louca de se jogar no Serra depois de ter servido durante seis anos o governo Lula. Então, na prática, libera o voto e se preserva.

Só um fato novo poderia dar a Serra uma vitória. O que é um fato novo? Uma queda de avião, um acidente ou uma frase maluca de Dilma. Isso poderia influenciar parte do eleitor no tempo que resta. Mas, convenhamos, isso não irá acontecer.

Então, prepare-se para comemorar. Dilma será a próxima e primeira presidente do Brasil. O próximo passo será ajudar a governar o país mantendo e avançando as coisas boas que Lula fez.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário