segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os resultados da eleição


Olala,
Numa eleição sempre há surpresas. Todos acham que chegam lá, mas a soberania da urna desfaz os sonhos de muitos. Quais as surpresas desta eleição?

A renovação de 40% dos deputados estaduais no parlamento gaúcho pode ser uma novidade. Foram 22 novos deputados, chegando novos ou destronando sete atuais deputados que não conseguiram se eleger. Foram mandados prá casa: Francisco Pinho (DEM), Leila Fetter (PP), Nedy Marques (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Paulo Brum (PSDB) e Francisco Áppio(PP).
Algumas novidades apareceram como o deputado Edegar Pretto(PT) obtendo a maior votação de uma bancada que mais cresceu.

Quem aumentou as bancadas foram: PT saltou de 10 para 14 deputados, o PTB tinha 6 e aumentou para 7 e o PSB tinha 2 aumentou para 3. Quem manteve a bancada: PDT ficou com 7, PSDB manteve 5 cadeiras, PCdoB manteve 1 vaga e PRB manteve 1 vaga. Quem perdeu foram: DEM tinha 3 e ficou com 1, PMDB tinha 10 e perdeu 2 vagas; PP tinha 7 deputados e perdeu 2 e PPS tinha 2 e perdeu 1 vaga.

A derrota mais dura foi a do PMDB, que não elegeu José Fogaça (candidato a governador), Germano Rigotto (candidato ao Senado) e Eliseu Padilha (candidato a deputado federal). Fogaça abandonou a prefeitura e, como fizera Tarso em 2006, também perdeu.

No cenário nacional a novidade é a existência do segundo turno com Dilma e Serra o que deverá atiçar a campanha, já que ambos terão o mesmo espaço na propaganda eleitoral.
Pense nisto enqunto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário