quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Paica e Cícero

Você sabe o que é serifa?

Olala,
Dia desses tive que explicar aos colegas de trabalho o que significa a Lei da Paica e do Cícero.
Tenho percebido que muitos jornalistas formados a partir da era da informática abandonaram os princípios que regem a estética das produções gráficas. Hoje fica mais fácil criar impressos utilizando os recursos de programas de editoração eletrônica. Mas, para que se chegasse a eles, foi necessário passar pela cultura da tipografia de Gutenberg pioneiro da imprensa.

Durante mais de dois séculos, a comunicação baseou-se na tipografia e litografia para produzir mensagens, livros, documentos, atrás e leis. Bem antes das gravações eletrônicas em áudio e vídeo, lá estava o impresso em papel em forma de mensagem.

Não há como negar os passos históricos que marcam os avanços da tecnocomunicação. A gurizada de hoje se espanta e surpreende com o uso de tecnologias que há três ou quatro décadas eram consideradas inovações. No tempo do linotipo, da rotogravura, da redação escolhendo os tipos na caixa baixa e alta, do fotolito revelado em sais, das telhas em alto e baixo relevo, do cauchú banhado de tinta, saiam os impressos em série cuja mão de obra os neojornalistas ignoram.

Numa época em que não é mais necessário escrever para comunicar, onde as mensagens circulam mais abundantemente cifradas através das mídias sociais, encontramos cada vez amis pessoas sem memória ou sem consciência da ´história que fez parte de um tempo recente.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário