segunda-feira, 21 de março de 2016

Protestos de rua


Olala,
Tenho acompanhado com serenidade e até participado dos atos e manifestações de rua dos últimos dias.
Num país democrático, é significativo que as multidões se manifestem e protestem contra e a favor daquilo que não gostam. Como disse o veterano irmão Checchin é a luta de classes teorizada por Marx que acontece na prática no Brasil.

Vejo muitas pessoas estressadas com tais manifestações e achando que é o fim do mundo, que tudo vai acabar, que as instituições vão ruir e que vamos todos perder o emprego.

Calma, como diz a música, "o mundo não acaba aqui, o mundo ainda está de pé".

A democracia brasileira tem instrumentos que permitem canalizar as insatisfações populares. Diferentemente das ações arbitrárias e ilegítimas produzidas por magistrados, oriundos de um poder que não sofre qualquer controle social, os gestores e legisladores têm, de tempos em tempos o crivo do voto como meio para determinar que políticos, políticas e programas devem ser implementados no país.

É inegável que nesta luta de classes, as classes pobres que durante séculos foram relegadas das políticas públicas, ganharam um alento nos governos Lula e Dilma. Embora o momento seja de crise no Governo Dilma, colocar em risco políticas como o Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Prouni, Fies, Crédito, Mais Médicos, PACs, é uma temeridade.

O que se produziu de bem durante os últimos quinze anos, especialmente para garantir direitos às classes pobres, deve ser objeto de preservação por todo o individuo que defende a cidadania. Não dá para acreditar que as políticas inclusivas possam sofrer risco de acabar.
Por isso, se você está inquieto neste momento, vá as rus e se manifeste. Mas não esqueça de escolher o lado que garante a preservação das lutas que fortalecem a democracia brasileira.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário