quinta-feira, 5 de maio de 2016

Gadanhaço do STF


Olala,
Está ficando emocionante acompanhar o mundo político. Afirmei aqui neste espaço que há instituições de Estado que estão empoderadas, não possuem qualquer controle social e têm o poder supremo, agindo com onipotência e determinando o destino da política no Brasil.

Nossa democracia é frágil, nova e vive em busca de aperfeiçoamento. A Constituição de 1989 consagra poderes ilimitados aos órgãos do Poder Judiciário, tornando o órgão a última instância de recursos não resolvidos pelos conflitos gerados pelas instituições democráticas.

Como o Poder Judiciário não é um poder legítimo, embora seja legal, a nação fica entregue a um governo decididamente deliberado pelas decisões da Suprema Corte.

Para onde caminham as decisões políticas do STF? Não tenho dúvida que o acúmulo de decisões demandadas à Corte provam a incapacidade de negociar dos outros dois órgãos de estado, Legislativo e Executivo. Quando os políticos eleitos pelo voto popular não se entendem, não legislam e entram em conflito como ocorre hoje, as decisões acabam sendo tomadas pelo Judiciário. Sem fazer o tema de casa, parlamentares e governo, deixam o país em descrédito.

Esta situação enfraquece a soberania popular e põe em risco a frágil democracia do voto.

Não tenho dúvida que, delegando ao STF a tarefa de tomar decisões sobre o comportamento de homens e mulheres que estão na gestão legislativa e executiva do país, o fará ceifando todos os que acabaram envolvidos em tramas relacionadas à corrupção. O gadanhaço do STF será impiedoso. Até porque o órgão tentará mostrar sua força como braço do Judiciário visando se firmar como instituição e agradar a milhões de cidadãos que foram para a rua pedindo mudanças.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário