quinta-feira, 12 de maio de 2016

Governo de Temer


Olala,
Temer, verbo
Significado do verbo Temer conforme o dicionário. Verbo transitivo direto, indireto e pronominal. Recear; ter ou expressar muito medo, fobia, temor. Exemplo de frases: "tememos um desastre político", "temem-se as medidas de austeridade", "o corajoso não teme, resiste", "não se teme as injustiças da vida". Com sentido intransitivo: preocupar-se; expressar receios, preocupação. "Temia pela morte da mãe". E transitivo direto: demonstrar muito respeito, obediência ou reverência. "Temia os dogmas religiosos". Do latim, timerere.

Recorro ao dicionário para buscar os qualificativos que recaem sobre o presidente interino Michel Temer, que assume a presidência da República com o afastamento da presidente eleita, Dilma Rousselff. Atrevo-me a dizer que o atual presidente defenderá veementemente que é legítimo no poder, invocando os 54 milhões de votos dados à chapa que o elegeu com a presidente Dilma. Mas, a mesma veemência que o faz defender a legitimidade, não aparece no momento de condenar o governo pelas pedaladas fiscais, recurso utilizado pelo governo Dilma/Temer e que é o objeto principal do impeachment.

Antes mesmo de assumir a cátedra de primeiro mandatário da nação e antes mesmo de mostrar á nação a equipe de governo, me atrevo a fazer um vaticínio: Temer e sua equipe de coalizão irá conspirar contra o calendário eleitoral, adiando o pleito previsto para 2018.

É um risco para a democracia a prorrogação do mandato de Temer e dos atuais deputados e senadores. A ampla maioria dos partidos que integram o governo Temer darão um segundo golpe na democracia ao não seguir o calendário eleitoral. Vão suprimir do eleitor a possibilidade de eleger o presidente pela via direta em 2018.

Este é o risco Temer. Em nome da governabilidade e invocando a necessidade de mais tempo para arrumar a casa, a coalizão de partidos que tomaram de assalto o Planalto vão prorrogar seus mandatos, contando com o apoio da Câmara que aprovará mudanças na Constituição visando consolidar este golpe.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário