segunda-feira, 2 de maio de 2016

Whatapp bloqueado


Olala,
Anuncia-se que o aplicativo Whatapp será novamente bloqueado pela justiça nesta segunda-feira É a segunda vez que o aplicativo de troca de mensagens entre pessoas que possuem celular sofrerá interrupção. Pelo WZ pessoas que possuem linha de celular e têm um aparelho moderno podem trocar fotos, víde3os, sons sem custos adicionais ao do plano telefônico.

A prática de se comunicar via WZ fez com que milhões de pessoas abandonassem o uso da linha telefônica como meio de comunicação. Hoje da criança ao idoso que possui um celular se comunica via aplicativo que, no Brasil, opera nas variados sistemas operacionais, mas especialmente no android.

Agora uma notícia diz que a Justiça acaba de solicitar o bloqueio do aplicativo por 48 horas. E o juiz o faz em segredo de justiça.

O fato de não revelar quem está por trás desta demanda, revela preocupação. Um juiz se avoca o direito de deixar milhões de pessoas sem comunicação, acatando argumentos de empresa ou empresário que não quer os brasileiros se comunicando.

É verdade que o aplicativo se utiliza de números de linhas telefônicas operadas por empresas de telefonia. Ocorre que desde sua introdução no mercado há quase cinco anos, o WZ tem sido um eficaz meio de intercomunicação pessoal e grupal. Ele é, de fato, a universalização da comunicação digital sem depender do emaranhado de fios prometido pelas operadoras e pelo governo.

As operadora de telefonia encheram os bolsos de seus proprietários ao longo das últimas três décadas com a expansão do celular. Agora devem estar pressionando a Justiça para impedir que os brasileiros possam se comunicar sem custos elevados.

De fato o WZ tem possibilitado uma revolução na interlocução de pessoas. Hoje é possível se comunicar com indivíduos em qualquer parte do mundo sem custos adicionais e com uma segurança na fala pois as mensagens são criptografadas pelo aparelho do emissor e do receptor sem que intermediários tenham acesso.

Como são as operadoras que baixam seu lucro com o WZ, é bem provável que, se aproveitando de um momento de fragilidade política que o Brasil vive, os empresários da telefonia queiram fazer aprovar, via Congresso, restrições que acabem impedindo a livre comunicação operada pelo Whatapp.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário