domingo, 19 de julho de 2009

Conae 2010 no interior


Municípios do interior se envolveram na Conae 2010.

Olala,
Tive a oportunidade de participar da organização de duas Conferências Nacionais de Educação - Conae 2010, em Constantina e em Jaboticaba. Em etapas intermunicipais, em Contantina estavam presentes professores de nove municípios e em Jaboticaba de outros seis.

Foi agradável ver os educadores interessados em participar da construção dos princípios e diretrizes que vão orientar a educação brasileira no próximo decênio. Houve também a participação de pais, estudantes e gestores.

A temática abordada nos seis eixos é extremamente vasta e mostra a necessidade de aprofundamento permanente de todos os que estão diretamente envolvidos na educação.
Nas conferências ficou visível o descontentamento dos participantes com a ausência do Governo do Estado no debate. A Secretaria de Estado da Educação não participa da Conae 2010. Esta decisão acaba deixando de fora do debate uma parte importante da sociedade gaúcha que é a rede estadual. Embora boa parte dos professores - servidores de Estado e não de Governo - tenham participado, é inconcebível que a Secretaria de Educação não tenha se juntado a este debate nacional.

A meta da Conferência é construir articuladamente as competências das redes de ensino em vistas a uma ação articulada que leve à qualidade da educação em todo o país. E, se uma parte se omite de participar, acaba, nestes estados, enfraquecendo as ações do sistema nacional de educação.

Até o final de julho, serão conhecidas as contribuições das conferências municipais e intermunicipais que vão a debate na conferência estadual prevista para novembro próximo. É o esforço dos gaúchos visando qualificar a educação.
Pensem nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário