domingo, 19 de julho de 2009

Há 40 anos pisamos na Lua


Há 40 anos o homem pisou na Lua, abrindo caminho para investimentos em todo o planeta.

Olala,
No dia 20 de julho de 1969 nas primeiras horas da manhã os Estados Unidos anunciavam a chegada à Lua. Lembro do episódio ocorrido numa manhã extremamente fria. Ouvi a notícia pelo rádio e, à noite, pude conferir o feito correndo até a tevê P&B de um vizinho, no interior de Farroupilha.

A pisada de Neil Armstrong marcou o impulso de uma era de investimentos em técnica e ciência que beneficiaram a humanidade. A NASA embarcou Neil e mais Colling e Edwin Aldrin numa viagem na nave Apolo 11 que alcançou a lua há mais de 380 mil quilômetros de Huston, no Texas.

Muita gente não acredita que o homem tenha chegado à Lua e justifica a notícia como uma bem articulada fraude do século.

A célebre frase "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade", dita pelo astronauta torna real a conquista que, na época, contribuiu para acabar com a Guerra Fria, dando superioridade aos EUA na corrida espacial.

Comenta-se que a tecnologia digital só foi possível graças às inovações geradas pelos experimentos gerados com a corrida espacial.

Passados 40 anos, onze cidadãos pisaram na lua em sucessivas missões. Houve também mortes na corrida espacial, com naves explodindo no lançamento.

Atualmente os esforços se voltam a buscar meios que levem o homem até o planeta Marte até 2031. A NASA articula este investimento com outros países e, pensa retornar à lua para mais pesquisas em 2020.

Olhar para o alto e investir na conquista espacial é importante, mas, mais importante é investir nos meios de preservação da vida na terra.
Pense nisto, enquanto hátempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário