domingo, 4 de abril de 2010

África desigual


África, continente que será foco das atenções do mundo por causa da Copa.

Olala,
Durante muito tempo a África permaneceu colonizada. Embora muitos países tenham logrado a independência, ainda dependem fortemente do estrangeiro para avançar em tecnologia e conhecimento que permita a autosustentação.

A África é um continente de contrastes. É o continente mais pobre em IDH. Embora, alguns países possuam grandes reservas minerais, boa parte vive o conflito da consolidação da independência. Muitos grupos étnicos disputam o poder, atrasando a necessária unidade nacional pra construir o desenvolvimento.

Muitos africanos saíram de seus países para estudar. É a alternativa eficaz e que contribui, na volta, para organizar a economia, a política, a educação.

Os países que durante séculos utilizaram a África como colônia têm uma dívida social a resgatar. Inclusive o Brasil que foi construído à base de escravos africanos tem a obrigação de dar guarida e apoiar investimentos nos países africanos.

A Copa do Mundo irá focar o continente africano. Temo que as atenções se restrinjam apenas a olhar a África colonizada, branca e rica. Este raro momento em que o mundo se diverte a partir do esporte, pode ser um momento ímpar para construir o compromisso dos países ricos em rever sua relação com os países pobres.

Pense nisto enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário