quinta-feira, 15 de abril de 2010

O BRIC de Lula


Lula e os parceiros de BRIC reforçam ações conjuntas.

Olala,
O presidente Lula colocou em curso uma articulação mundial que está causando tremores nos países ricos. Trata-se de uma articulação que está reforçando um bloco de países emergentes chamado de BRIC (Brasil, Rússia, India e China).

É claro que Lula faz um jogo estratégico: quer reforçar sua imagem junto aos grandes países emergentes. No seleto clube dos oito, o Brasil não está presente. Percebendo a potencialidade do Brasil, os encontros de Cúpula dos Países Ricos sempre convidam o Brasil, na condição de convidado.

O mundo rico sabe que o Brasil é um país rico com imensas reservas minerais, capacidade potencial de produção agrícola com solo fértil capaz de suprir as gerações futuras de alimento. Também sabem que o Brasil possui energia e recursos energéticos privilegiados, o que garante os impulsos do desenvolvimento futuro.

Nosso papel no futuro será estratégico para alimentar o mundo. Todos sabem que a população de países como a China e a Índia não terão alimento para suportar tantas bocas e, para isto, precisam firmar relações com o Brasil que tem dimensões continentais.

O Brasil ainda é uma nação pobre, mas caminha aceleradamente para assumir o protagonismo de uma nação que se afirma e dita as relações para muitos países num futuro não muito distante.

Os mais jovens ainda vão usufruir deste momento de prosperidade e crescimento. As bases foram construídas pelo governo Lula e deverão avançar com Dilma.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário