segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IDEB mostra avanços no RS

Nota 10
IDEB revela que RS está no rumo certo.
Olala,Recebo a notícia divulgada pelo MEC na última sexta-feira, 5.9, dando conta que o Rio Grande do Sul avançou na avaliação do IDEB em todos os níveis avaliados.  

O IDEB é uma prova feita anualmente pelo governo federal  com provas de matemática e português para alunos da 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos, respectivamente) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas.

O resultado das provas apontou que o Rio Grande do Sul melhorou os índices. No Ensino Fundamental , o RS passou de 5,1, em 2011, para 5,5 em 2013 e nos anos finais do EF, de 3,8 para 3,9. Já no Ensino Médio, o RS que passou de 3,4 para 3,7 em 2013. Este é o melhor IDEB da rede estadual desde a criação do Índice, em 2005.

É no Ensino Médio que se verificam os melhores avanços especialmente quando se avalia a taxa de rendimento no Ensino Médio. Em 2011 o aproveitamento era de 66,3%, ou seja, um em cada três alunos que ingressavam neste nível de ensino se evadia ou repetia o ano. Agora  em 2013 este índice de aproveitamento é de 73,5%, com destaque para o 1º ano do Ensino Médio, que aumentou 9,5%.

O secretário de Educação Jose Clovis de Azevedo atribuiu aos investimentos feitos na área da Educação a melhora dos índices do IDEB, considerando à introdução da pesquisa no currículo escolar, a recuperação de espaços físicos de escolas, mais recursos para equipamentos e mobiliário, maior investimento na formação de professores e modernização tecnológica da rede a reestruturação curricular.

É inegável que o aumento de investimentos, um sólido programa de formação espraiado no Estado e que alcança todos os professores, a valorização através do reajuste salarial, as promoções e concursos, juntamente com as melhorias nas condições físicas escolas possibilitam este avanço.
Em educação, não há saltos, mas dependendo das políticas que o gestor implementa, os resultados recuam ou avançam.
ense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário