segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Senador aos 85 anos


Simon, depois de quatro mandatos, volta a disputar vaga.
Olala,
- Qual é o limite de idade para uma pessoa disputar cargo público?

No Rio Grande do Sul, uma situação inusitada levou o senador Pedro Simon a se candidatar pela quinta vez a senador. Cada um dos 26 estados brasileiros mais o distrito federal possuem três vagas de senador com mandato de oito anos sendo renovadas na proporção de 2 por 1 a cada eleição.

O fato do candidato a deptuado estdual  Beto Albuquerque ter sido convocado para vice nachapa de marina Silv, do PSB, ensejou a escolha de novo nome para a disputa ao senado no RS. O PMDB atraiu para si a tarefa da indicação do senador na coligação majoritária que tinha o PSB indicando o senador.

E escolha coube ao atual senador Pedro Simon, 84 anos. Aí recomeçam os cálculos para definir quem o Rio Grandedo Sul vai enviar para o Senado, já que estão na disputa o ex-governador Olívio Dutra, 71 anos, e o comunicador Lasier Martins, 72 anos além de outros cinco candidatos de outras coligações com limitadas chances de sucesso.

A Constituição brasileira estabelece como 30 anos a idade mínima para um candidato disputar o cargo de senador mas não fixa idade máxima para a disputa.

Seria de se supor que, na boa política e na boa democracia, houvesse o respeito à rotatividade nos cargos. Mas, a prática mostra que isso nem sempre acontece. Num Brasil onde a expectativa de vida tem avançado ano a ano, avança também o tempo de trabalho ativo. Isto faz com que também no trabalho, se admitam pessoas mais velhas. A vida útil de um trabalhador tende a ser mais longa e também as aposentadorias mais tardias. Em países da Europa ninguém se aposenta antes dos 60 anos, diferentemente do Brasil.

Como cada cargo público eletivo carrega consigo uma plêiade de outros cargos indicados pelo eleito é visível a disputa que se estabelece na disputa da vaga desenador que garante empregos por oito anos.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário