terça-feira, 28 de outubro de 2014

A vitória de Dilma

Ascensão social garante vitória a Dilma
Olala,
Foi sofrido, mas valorizou ainda mais a vitória. Sair do pleito nacional com a eleição de um quarto mandato pelo PT é feito histórico. Nunca aconteceu no período da democracia que um único partido fez o presidente por quatro vezes sucessivas.

Isto só foi possível porque o PT não concorreu sozinho. Juntou na concertação política um leque de partidos que guardam forte identidade com o eleitor e, numa coalizão, venceram.

Dilma é presidente também devido às políticas que implementou. Políticas que resgataram os mais pobres trazendo-os para classes mais elevadas e tendo acesso aos benefícios que historicamente permaneciam como privilégios da classe média e dos ricos.

Não dá para ser ufanista e dizer que a ascensão social engrossou a classe média porque ainda falta a plenitude da qualidade na formação, emprego, habitação, saúde e previdência.

Olhando o mapa da vitória de Dilma, percebe-se que ela venceu nas regiões mais pobres e Aécio venceu nas mais ricas. Entendo que prevaleceu foi o voto estomacal. Onde as pessoas sentiram a presença do governo, especialmente em programas como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni houve maior adesão ao voto em Dilma.

Diferentemente a outras eleições, onde houve um debate mais programático, observei que esta eleição foi marcada pelo bate-e-rebate entre as candidaturas, num jogo de marketing que não serviu para posicionar o eleitor.

Agora, Dilma deverá mostrar eficiência em no governo pois terá uma oposição forte disposta a apostar tudo para que o atual mandato finde em dezembro de 2018.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário